FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: PAUTANDO O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância. Processos Formativos. Educação. Experiências Curriculares. Strictu Sensu.

Resumo

O artigo trata de processos formativos nas múltiplas Amazônias, com foco em uma experiência realizada em alternância na Pós-Graduação, no ano de 2019 no Estado do Amapá, oportunizada pelo PROCAD-Amazônia, que envolveu pesquisadores do campo da formação de professores e currículo de quatro universidades públicas (UFPA, UNIFAP, UERR e UEAP). A metodologia fundamentou-se em um estudo de caso e na abordagem qualitativa. O estudo permitiu reflexões sobre a escola, seus currículos e seus vínculos com os sistemas de produção nos territórios. Os resultados evidenciaram a importância de fomentar processos formativos contra hegemônicos e as implicações para a afirmação de identidades culturais e demais singularidades dos sujeitos das múltiplas Amazônias. As vivências materializaram a criação do Núcleo de Estudos em Currículos e Processos de Formação de Professores nas múltiplas Amazônias, envolvendo os programas de pós-graduação implicados na experiência.

Biografia do Autor

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade federal do Pará

Doutor em Educação, Universidade Federal do Pará.

Arthane Menezes Figueiredo, Universidade federal do Amapá

Doutora em Educação, Universidade Federal do Amapá.

Leila Maria Camargo, Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Educação: Currículo. Profa. da Universidade do Estado de Roraima. Pós-doutoranda pela UFPA/PROCAD AMAZÔNIA

 

 

 

 

 

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em Educação, Universidade do Estado do Amapá.

Referências

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Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos