FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: PAUTANDO O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS
Resumen
O artigo trata de processos formativos nas múltiplas Amazônias, com foco em uma experiência realizada em alternância na Pós-Graduação, no ano de 2019 no Estado do Amapá, oportunizada pelo PROCAD-Amazônia, que envolveu pesquisadores do campo da formação de professores e currículo de quatro universidades públicas (UFPA, UNIFAP, UERR e UEAP). A metodologia fundamentou-se em um estudo de caso e na abordagem qualitativa. O estudo permitiu reflexões sobre a escola, seus currículos e seus vínculos com os sistemas de produção nos territórios. Os resultados evidenciaram a importância de fomentar processos formativos contra hegemônicos e as implicações para a afirmação de identidades culturais e demais singularidades dos sujeitos das múltiplas Amazônias. As vivências materializaram a criação do Núcleo de Estudos em Currículos e Processos de Formação de Professores nas múltiplas Amazônias, envolvendo os programas de pós-graduação implicados na experiência.
Citas
ANJOS, L. Direitos, resistência e mobilização: a luta dos quilombolas de Alcântara contra a base espacial. Rio de Janeiro: Casa, 2016.
ARROYO, M. G. Vida ameaçada: exigências éticas da educação e da docência. Petrópolis: Vozes, 2019.
______. Currículo: território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
ANTUNES-ROCHA, M. I., HAGE, S. M., MICHELOTTI, F. Formação em Alternância. Verbete. Dicionário, 2019.
APPLE, M. W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2001.
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond: 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
______. Base Nacional Curricular para a Formação de Professores. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019.
CORREIA, S. R. M.; HAGE, S. M. Amazônia: a urgência e necessidade da construção de políticas e práticas educacionais inter/multiculturais. Revista NERA. Presidente Prudente, n. 18, Jan-jun. 2011. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/viewFile/1336/1326. Acesso em: març. 2020.
CONCEIÇÃO, M. F. C.; MANESCHY, M. C. A. Tradição e Mudança em Meio as Populações Tradicionais da Amazônia. In: ––––– Caminhos Sociológicos na Amazônia. Organização Maria José Costa. Belém: Universidade Federal do Pará, 2002. p. 147-171.
D’INCÃO, M. Â.; SILVEIRA, I. M. A Amazônia e a crise da modernização. Belém: Goeldi, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Brasília: Paz e Terra, 2005.
FIGUEIREDO, A. M.; GOMES, R. K.; HAGE, S. M.; CAMARGO, L. M. Plano de Ensino: Tópicos Especiais em Currículo e Formação de Professores nas Amazônias. Programa de Pós-Graduação em Educação. UNIFAP, Macapá. 2019.
GONÇALVES, V. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.
HAGE, S. M. Desafios da Educação nas Múltiplas Amazônias: ultrapassar fronteiras e superar limites. Navegações: Revista de Estudo e Pesquisa Em educação, Rio Branco, n. 1, out. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/navegacoes/article/view/2597. Acesso em: 28 març. 2020.
HAGE, S. M. Trabalho, Natureza e Cultura como referências para a construção da Escola Pública do Campo na Amazônia. Belém, 2018.
HAESBAERT, R. O Mito da Desterritorialização: Do Fim dos Territórios à Multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
LITTLE. P. E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: Por uma Antropologia da territorialidade. Anuário Antropológico: Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n.1, Dez. 2002. Disponível em: http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas%202002-2003/2002-2003_paullittle.pdf. Acesso em: set. 2019.
LOUREIRO, V. R. A Amazônia no século XXI – novas formas de desenvolvimento. São Paulo: Empório do Livro, 2009.
MACEDO, E. Base Nacional Comum Para Currículos: Direitos De Aprendizagem e Desenvolvimento Para Quem?. Educação e Sociedade, Campinas, n.133, out./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n133/1678-4626-es-36-133-00891.pdf. Acesso em: març. 2020.
MARTINEZ-ALIER, J. O ecologismo dos pobres. São Paulo: Contexto, 2007.
PRICE, T. A. Comum para quem?. Revista E-curriculum, São Paulo, n. 3, dez. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/21671-55605-1-PB.pdf. Acesso em: març. 2020
QUIJANO, A. A colonialidadedo saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires. CLACSO, Consejo Latino americano de Ciências Sociales, 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sursur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso: Janeiro de 2020.
SANTOS, B. S. Na oficina do sociólogo artesão (aulas 2011-216). São Paulo. Cortez, 2018.
SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SANTOS, M. O dinheiro e o território. In: ––––––. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Organização Milton Santos, e Becker K Becker. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2011. p. 256-318.
SAGAYO, D.; BURSZTYN, M. A tradição da Ciência e a Ciência da Tradição: relações entre valor, conhecimento e ambiente. In: ––––––Dimensões humanas da biodiversidade: o desafio de novas relações sociedade- natureza no século XXI. Organização Irene Garay e Bertha k. Becker. Petrópolis: Vozes, 2006. P. 134-162.
SHIVA, V. Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.
polis: Vozes, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).