FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: PAUTANDO O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS
Abstract
O artigo trata de processos formativos nas múltiplas Amazônias, com foco em uma experiência realizada em alternância na Pós-Graduação, no ano de 2019 no Estado do Amapá, oportunizada pelo PROCAD-Amazônia, que envolveu pesquisadores do campo da formação de professores e currículo de quatro universidades públicas (UFPA, UNIFAP, UERR e UEAP). A metodologia fundamentou-se em um estudo de caso e na abordagem qualitativa. O estudo permitiu reflexões sobre a escola, seus currículos e seus vínculos com os sistemas de produção nos territórios. Os resultados evidenciaram a importância de fomentar processos formativos contra hegemônicos e as implicações para a afirmação de identidades culturais e demais singularidades dos sujeitos das múltiplas Amazônias. As vivências materializaram a criação do Núcleo de Estudos em Currículos e Processos de Formação de Professores nas múltiplas Amazônias, envolvendo os programas de pós-graduação implicados na experiência.
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