INDICADORES DE MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMAZÔNIA OCIDENTAL: PONTOS E CONTRAPONTOS
Resumen
O presente capítulo analisa os indicadores de matrícula dos alunos público-alvo da Educação Especial, na rede regular de ensino do Estado de Rondônia, Amazônia Ocidental, entre 2008-2018, destacando os pontos e contrapontos desses dados em relação aos estudos descritos. A metodologia empregada foi a revisão de literatura e análise documental utilizando como fonte de dados as Sinopses estatísticas do Censo Escolar da Educação Básica. A análise foi realizada por meio do cotejamento por tipo de escolarização das matrículas em Educação especial, classes comuns e classes exclusivas e por categoria específica do público-alvo da Educação Especial. Os dados revelaram que no período estudado, a situação do Estado de Rondônia se assemelha a situação nacional, indicando maior número de matrículas na categoria da deficiência intelectual, baixa taxa de crescimento e apresentando apenas indicadores gerais, sem estudo da evolução das matrículas que permitisse observar o movimento do PAEE em seu processo de escolarização: matrícula-permanência-conclusão.
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