PRÁTICAS AVALIATIVAS INDICIÁRIAS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO APRENDER NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM NOVE ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO

Palavras-chave: Avaliação do ensino e da aprendizagem. Ensino Fundamental. Educação Física. Narrativas Imagéticas.

Resumo

O artigo analisa os sentidos atribuídos pelos alunos às experiências de práticas avaliativas em Educação Física no ensino fundamental focando os processos de aprendizagens ao longo de nove anos de escolarização. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo narrativa (auto)biográfica, que foi realizada com 24 narradores com faixa etária de 13 a 16 anos de idade, estudantes do último ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Serra. As análises dos dados sinalizam: a) os sentidos do que e para que avaliar na relação com a aprendizagem; b) o como era a avaliação na relação com projetos pedagógicos; c) os movimentos autoavaliativos que expressam o que o aluno fez com o que aprendeu.

Biografia do Autor

Aline de Oliveira Vieira, Prefeitura Municipal de Serra.

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Serra/ES. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física (Proteoria).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.  

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Publicado
2020-06-23