REFLEXÃO SOBRE CURRÍCULO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO RIBEIRINHO NA AMAZÔNIA PARAENSE

Palavras-chave: Organização Curricular. Ensino Fundamental. Educação do Campo. Ribeirinho.

Resumo

O texto discute a constituição do currículo escolar na educação ribeirinha dos anos finais do Ensino Fundamental e a relação desse currículo com o contexto social dos ribeirinhos. Para isso, realizou-se pesquisa de campo, com observação in loco e entrevista semiestruturada com sujeitos que compõem o universo escolar local. Os resultados indicam que, no contexto ribeirinho da educação do campo, apresentam-se duas proposições curriculares: um currículo que surge a partir da cultura escolar e outro, da cultura ribeirinha. Ambos são importantes para os sujeitos sociais desse território, mas, com frequência, não se relacionam entre si. Nessa perspectiva é que se propõe a articulação na educação escolar entre os conhecimentos originados das duas culturas curriculares para que os educandos possam obter mais opções de conhecimento e outras perspectivas de trabalho.

 

Biografia do Autor

Maria do Socorro Dias Pinheiro, Câmpus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA

Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Pará. Docente Assistente na Universidade Federal do Pará.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho/RJ. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. 

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Publicado
2020-10-07
Seção
Ensaios