FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁXIS DOCENTE DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS

Palavras-chave: Formação continuada. Práxis docente. Professor das séries iniciais.

Resumo

O presente artigo é um recorte da disciplina Fundamentos Pedagógicos e Trabalho Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Objetivou-se compreender os limites e possibilidades da formação continuada de professores para a construção de uma práxis docente. Foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados e os autores que subsidiaram esse estudo foram Imbernón (2000, 2010), Pimenta (2012), dentre outros. Os resultados apontaram que formação continuada representa relevância para as interlocutoras pelo fato de agregar aos seus saberes a ampliação de novos conhecimentos teóricos, bem como a troca de novas experiências de trabalho potencializando, assim, a ressignificação das suas percepções sobre a prática docente. Contudo, uma prática não refletida. Conclui-se que a formação continuada com vistas a contribuir para realização de uma práxis consciente do professor não ficou evidente nas falas das professoras.

 

 

Biografia do Autor

Tereza Cristina Lima Barbosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Instituição de vinculação: Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Elisangela André da Silva Costa, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) É professora efetiva da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, onde atua como professora nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN/ UNILAB), nas disciplinas de Didática e Estágios Supervisionados; como professora colaboradora no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS / UNILAB) e como professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB/IFCE). Atua como coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. É membro do conselho editorial da Revista Expressão Católica.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Didática e formação de professores. Faz parte dos grupos de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (UFC) e GEPEFE-FEUSP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB

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Publicado
2020-05-22