FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁXIS DOCENTE DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS
Abstract
O presente artigo é um recorte da disciplina Fundamentos Pedagógicos e Trabalho Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Objetivou-se compreender os limites e possibilidades da formação continuada de professores para a construção de uma práxis docente. Foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados e os autores que subsidiaram esse estudo foram Imbernón (2000, 2010), Pimenta (2012), dentre outros. Os resultados apontaram que formação continuada representa relevância para as interlocutoras pelo fato de agregar aos seus saberes a ampliação de novos conhecimentos teóricos, bem como a troca de novas experiências de trabalho potencializando, assim, a ressignificação das suas percepções sobre a prática docente. Contudo, uma prática não refletida. Conclui-se que a formação continuada com vistas a contribuir para realização de uma práxis consciente do professor não ficou evidente nas falas das professoras.
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