O atendimento ao cliente como uma ferramenta de fidelização da Anadiesel s/a, em Paraíso do Tocantins
Resumen
Um bom relacionamento poderá se tornar uma ferramenta eficaz no mundo competitivo das organizações, uma vez que nos meios comerciais contemporâneos, está cada vez mais uniforme o uso da tecnologia, da informação e da comercialização de produtos e serviços. Dessa forma o que faz a diferença é o tratamento diferenciado ao cliente. Os problemas existentes no atendimento se manifestam como indicadores críticos para a gestão da organização. A elaboração deste estudo tem como objetivo geral: O objetivo geral delineado para este estudo é: analisar á satisfação dos clientes no atendimento e na qualidade dos produtos adquiridos na Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins TO, focando como ferramenta a fidelização dos clientes. Os objetivos específicos são: Identificar pontos chaves da fidelização dos clientes da Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins; Os objetivos específicos são: Mensurar a qualidade do atendimento que é oferecido pela Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins; Identificar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento da empresa em estudo. O problema levantado para a pesquisa é: Qual é o grau de satisfação dos clientes da Anadiesel S/A, residentes em Paraíso do Tocantins, quanto ao atendimento e qualidade dos produtos e serviços? Ao final os objetivos foram alcançados, destacando que o atendimento foi avaliado apenas como “bom” pela maioria dos entrevistados. O que a empresa deve almejar é que os clientes achem seu atendimento “ótimo”. Dessa forma percebe-se que clientes da Anadiesel S/A estão parcialmente satisfeitos, porém há o que melhorar para que o atendimento cumpra com seu papel que é o de conquistar e fidelizar os clientes. Para tanto elaborou-se um plano de melhorias onde foi sugerido aos gestores, dentre outros itens, o treinamento dos funcionários.
Citas
ABDALLA. João. Atendimento de qualidade ao cliente. 2009. Disponível em http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos2/Atendimento_de_qualidade_ao_cliente.htm. Consulta feita em 21/11/13.
ARAUJO, L. C. Organização, Sistemas e Métodos: E as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo. Atlas, 2001.
BOGMANN, Itzhak Méier, Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras / Itzhak Méier Bogamann. São Paulo; Nobel, 2000.
BOGMAN, Itzhak Meir. Marketing de Relacionamento:estratégias de fidelização e sua implicações financeiras. São Paulo:Nobel,2002.
CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total: TQC. 8. ed. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Otoni, 1994.
CARVALHO, Pedro Carlos de. Administração mercadológica. Campinas: Editora Alínea. 1999.
COBRA, Marcos e BREZZO, Roberto. O novo marketing. Rio de Janeiro, editora Elsivier 2010
KOTLER. Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2003. 593 p.
LACERDA, Flávia Alves de Brito. Gestão da Qualidade: fundamentos da excelência. Brasília: SEBRAE, 2005
LOBOS, Júlio. Encantando o cliente. São Paulo: J. Lobos, 1993
LOVELOCK e WIRTZ J. Marketing de Serviços. Pessoas, tecnologia e resultados. 5ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
NESHEIM, John L. Diferencial competitivo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006
PILARES, Nanci Copel. Atendimento ao cliente: o recurso esquecido. São Paulo: Nobel 1989.
RUST, Roland T.; ZEITHAML, Valarie; LEMON, Katherine N. O valor do cliente. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SHETH, Jagdish et al. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001
WHITELEY, R. C. A empresa totalmente voltada para o cliente. Campus. Rio de Janeiro. 1992.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).