O atendimento ao cliente como uma ferramenta de fidelização da Anadiesel s/a, em Paraíso do Tocantins

  • Thiago de Castro Formiga Júnior Faculdade ITOP
  • Paulo Alves Fernandes Junior Faculdade ITOP em Palmas – Tocantins

Abstract

Um bom relacionamento poderá se tornar uma ferramenta eficaz no mundo competitivo das organizações, uma vez que nos meios comerciais contemporâneos, está cada vez mais uniforme o uso da tecnologia, da informação e da comercialização de produtos e serviços. Dessa forma o que faz a diferença é o tratamento diferenciado ao cliente. Os problemas existentes no atendimento se manifestam como indicadores críticos para a gestão da organização. A elaboração deste estudo tem como objetivo geral: O objetivo geral delineado para este estudo é: analisar á satisfação dos clientes no atendimento e na qualidade dos produtos adquiridos na Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins TO, focando como ferramenta a fidelização dos clientes. Os objetivos específicos são: Identificar pontos chaves da fidelização dos clientes da Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins; Os objetivos específicos são: Mensurar a qualidade do atendimento que é oferecido pela Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins; Identificar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento da empresa em estudo. O problema levantado para a pesquisa é: Qual é o grau de satisfação dos clientes da Anadiesel S/A, residentes em Paraíso do Tocantins, quanto ao atendimento e qualidade dos produtos e serviços? Ao final os objetivos foram alcançados, destacando que o atendimento foi avaliado apenas como “bom” pela maioria dos entrevistados. O que a empresa deve almejar é que os clientes achem seu atendimento “ótimo”. Dessa forma percebe-se que clientes da Anadiesel S/A estão parcialmente satisfeitos, porém há o que melhorar para que o atendimento cumpra com seu papel que é o de conquistar e fidelizar os clientes. Para tanto elaborou-se um plano de melhorias onde foi sugerido aos gestores, dentre outros itens, o treinamento dos funcionários.

Author Biographies

Thiago de Castro Formiga Júnior, Faculdade ITOP
Possui graduação em Administração com Habilitação em Marketing pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (2006). Pós-Graduado em Marketing Político pela Faculdade Católica do Tocantins (2008). Atualmente é Professor do Curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial nas disciplinas de Captação e Seleção de Pessoas , Fundamentos da Mercadológica , Gestão de Marketing , Gerência Mercadológica e Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas . No curso Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas disciplinas de Liderança, Gestão de Equipes , Administração de Cargos, Carreiras, Remuneração e Benefícios e Remuneração Estratégica . No Curso de MBA em Comunicação Empresarial e MKT na disciplina de Metodologia Cientifica para Plano de Negócios . No Curso de Saúde pública Coletiva e da Família na disciplina de Comunicação e Marketing em Saúde . No curso de Gestão da Tecnologia da Informação a disciplina de Dinâmica das Organizações . No curso de Gestão e Auditoria na Administração Pública e de MBA em Gestão Empresarial a disciplina de Gestão da qualidade e produtividade .Professor do Curso de Administração de Empresas nas disciplinas: Teoria Geral das Organizações , Teoria Geral da Administração , Gestão Mercadológica, Metodologia do Trabalho Científico", Mercado e Marketing, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Marketing, Logística e Recursos Materiais, Organização, Sistemas e Métodos. No curso de Ciências Contábeis na disciplina: Teoria Geral da Administração . No curso Técnico de Segurança do Trabalho na disciplina: Negociação. Palestrante no XXIV JORNATO, com a Palestra Planejamento e Gestão Estratégica Competitiva.
Paulo Alves Fernandes Junior, Faculdade ITOP em Palmas – Tocantins
Bacharel em Administração pela Faculdade ITOP em Palmas – Tocantins

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Published
2015-08-31
Section
Artigos