O atendimento ao cliente como uma ferramenta de fidelização da Anadiesel s/a, em Paraíso do Tocantins
Abstract
Um bom relacionamento poderá se tornar uma ferramenta eficaz no mundo competitivo das organizações, uma vez que nos meios comerciais contemporâneos, está cada vez mais uniforme o uso da tecnologia, da informação e da comercialização de produtos e serviços. Dessa forma o que faz a diferença é o tratamento diferenciado ao cliente. Os problemas existentes no atendimento se manifestam como indicadores críticos para a gestão da organização. A elaboração deste estudo tem como objetivo geral: O objetivo geral delineado para este estudo é: analisar á satisfação dos clientes no atendimento e na qualidade dos produtos adquiridos na Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins TO, focando como ferramenta a fidelização dos clientes. Os objetivos específicos são: Identificar pontos chaves da fidelização dos clientes da Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins; Os objetivos específicos são: Mensurar a qualidade do atendimento que é oferecido pela Anadiesel S/A em Paraíso do Tocantins; Identificar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento da empresa em estudo. O problema levantado para a pesquisa é: Qual é o grau de satisfação dos clientes da Anadiesel S/A, residentes em Paraíso do Tocantins, quanto ao atendimento e qualidade dos produtos e serviços? Ao final os objetivos foram alcançados, destacando que o atendimento foi avaliado apenas como “bom” pela maioria dos entrevistados. O que a empresa deve almejar é que os clientes achem seu atendimento “ótimo”. Dessa forma percebe-se que clientes da Anadiesel S/A estão parcialmente satisfeitos, porém há o que melhorar para que o atendimento cumpra com seu papel que é o de conquistar e fidelizar os clientes. Para tanto elaborou-se um plano de melhorias onde foi sugerido aos gestores, dentre outros itens, o treinamento dos funcionários.
References
ABDALLA. João. Atendimento de qualidade ao cliente. 2009. Disponível em http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos2/Atendimento_de_qualidade_ao_cliente.htm. Consulta feita em 21/11/13.
ARAUJO, L. C. Organização, Sistemas e Métodos: E as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo. Atlas, 2001.
BOGMANN, Itzhak Méier, Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras / Itzhak Méier Bogamann. São Paulo; Nobel, 2000.
BOGMAN, Itzhak Meir. Marketing de Relacionamento:estratégias de fidelização e sua implicações financeiras. São Paulo:Nobel,2002.
CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total: TQC. 8. ed. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Otoni, 1994.
CARVALHO, Pedro Carlos de. Administração mercadológica. Campinas: Editora Alínea. 1999.
COBRA, Marcos e BREZZO, Roberto. O novo marketing. Rio de Janeiro, editora Elsivier 2010
KOTLER. Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2003. 593 p.
LACERDA, Flávia Alves de Brito. Gestão da Qualidade: fundamentos da excelência. Brasília: SEBRAE, 2005
LOBOS, Júlio. Encantando o cliente. São Paulo: J. Lobos, 1993
LOVELOCK e WIRTZ J. Marketing de Serviços. Pessoas, tecnologia e resultados. 5ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
NESHEIM, John L. Diferencial competitivo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006
PILARES, Nanci Copel. Atendimento ao cliente: o recurso esquecido. São Paulo: Nobel 1989.
RUST, Roland T.; ZEITHAML, Valarie; LEMON, Katherine N. O valor do cliente. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SHETH, Jagdish et al. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001
WHITELEY, R. C. A empresa totalmente voltada para o cliente. Campus. Rio de Janeiro. 1992.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).