LITERATURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA E UMA PRÁTICA DE LEITURA
Resumen
O artigo fundamenta-se na promoção do acesso aos livros de literatura para as crianças por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Diante disso, indagamos: Como funciona o PNBE na ação de distribuir obras literárias para as crianças da Educação Infantil? Quais as possibilidades de promover prática de leitura com as obras do Programa?. Assim, este texto tem por objetivo apresentar informações do Programa Nacional Biblioteca da Escola na distribuição de livros de literatura para a infância e descrever uma prática de leitura realizada com as crianças, por meio da obra Bruxa, Bruxa, venha a minha festa, de Arden Druce. Para tanto, o presente estudo, utilizou-se da abordagem qualitativa, com a pesquisa documental e bibliográfico, para compreender e detalhar algumas informações sobre o Programa, bem como o estudo de caso para a prática realizada com crianças da Educação Infantil de uma creche, da cidade de Presidente Prudente – São Paulo.Citas
BAPTISTA, M. C. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6673-linguagemescritaeodireitoaeducacao&Itemid=30192>. Acesso em: Fev. de 2017.
BRANDÃO, C. L. PNBE do Professor: Usos e desusos. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, 2016. Disponível em:< http://www.ufmt.br/ppgedu/arquivos/6cccbc75047c22ef32f0289c54379db4.pdf> Acesso em: Jun. de 2016.
BRANDÃO, C. L; RODRIGUES, S. de F. Livros fora da caixa: proximidades e distanciamentos entre Programa Nacional Biblioteca da Escola e os professores in: Congresso em Educação – CONPEDUC, 2015, Mato Grosso: UFMT/CUR. Anais Pesquisa em Educação: a interdisciplinaridade em questão, 2015b, p. 858 – 866.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 20 de março de 2009. Dispõe sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-apresentacao. Acesso em: Jan. de 2016.
CIRINO, D. B. L. Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE: apropriação dos acervos nas escolas municipais de Ipameri – GO. 2015. 186f. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2015.
DRUCE, A. Bruxa, bruxa: venha a minha festa. Ilustração de Pat Ludlow. São Paulo: Brinque-book, 1995.
MACHADO, M. Z. V. A criança e a leitura literária: livros, espaços, mediações. Brasília: Positivo, 2012.
MINAYO, M. C. de S. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da pesquisa. In: MINAYO. M. C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 09 - 29.
NISKIER, A. “Um País se faz com homens e livros”. In: PRADO, Jason. (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999, p. 17 -24.
PAIVA, A. Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2012, p. 04- 15.
PAIVA, A. PNBE: seleção, distribuição, circulação e usos de livros de literatura na Educação Infantil: uma política em (re)construção. In: BRASIL. Literatura na Educação Infantil: Acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015, p. 157- 180. Disponível em:<http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/LEPI/Lit-EI-acervos-espacos-mediacoes.pdf> Acesso em: Nov. de 2016.
SANTOS, P. C. D. dos. Brincando com o movimento: uso do recurso flanelógrafo. In: SOUZA, Renata Junqueira de (et al.) A arte narrativa na infância: práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 51- 54.
SILVA, V. S. da. Foi assim que me contaram, foi assim que te contei; diálogo e reflexões sobre a narração de histórias. In: SOUZA, Renata Junqueira de (et al.) A arte narrativa na infância: práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 17 - 26.
SOARES, M. Livros para a Educação Infantil: a perspectiva editorial. In: PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (orgs.). Literatura Infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 21 – 34.
SOARES, M. PAIVA, Aparecida. Introdução. In: BRASIL. PNBE na escola: literatura fora da caixa – Guia 1 Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2014, p. 11-18. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15609-guia-ei-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192> Acesso em: Jan. de 2016.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, R. J. de. Literatura infantil e primeira infância: políticas e práticas de leitura. Revista Fronteiraz, nº 17 - dezembro de 2016, p. 43 – 59. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/viewFile/28941/21241> Acesso em: Jan. de 2016.
SOUZA, R. J. de; GIROTTO, C. G. Era uma vez... uma caixa de histórias: Prosa no acervo do PNBE 2014. In: BRASIL. PNBE na escola: literatura fora da caixa – Guia 1 Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2014, p. 31- 44. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15609-guia-ei-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192> Acesso em: Jan de 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).