LITERATURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA E UMA PRÁTICA DE LEITURA
Abstract
O artigo fundamenta-se na promoção do acesso aos livros de literatura para as crianças por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Diante disso, indagamos: Como funciona o PNBE na ação de distribuir obras literárias para as crianças da Educação Infantil? Quais as possibilidades de promover prática de leitura com as obras do Programa?. Assim, este texto tem por objetivo apresentar informações do Programa Nacional Biblioteca da Escola na distribuição de livros de literatura para a infância e descrever uma prática de leitura realizada com as crianças, por meio da obra Bruxa, Bruxa, venha a minha festa, de Arden Druce. Para tanto, o presente estudo, utilizou-se da abordagem qualitativa, com a pesquisa documental e bibliográfico, para compreender e detalhar algumas informações sobre o Programa, bem como o estudo de caso para a prática realizada com crianças da Educação Infantil de uma creche, da cidade de Presidente Prudente – São Paulo.References
BAPTISTA, M. C. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6673-linguagemescritaeodireitoaeducacao&Itemid=30192>. Acesso em: Fev. de 2017.
BRANDÃO, C. L. PNBE do Professor: Usos e desusos. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, 2016. Disponível em:< http://www.ufmt.br/ppgedu/arquivos/6cccbc75047c22ef32f0289c54379db4.pdf> Acesso em: Jun. de 2016.
BRANDÃO, C. L; RODRIGUES, S. de F. Livros fora da caixa: proximidades e distanciamentos entre Programa Nacional Biblioteca da Escola e os professores in: Congresso em Educação – CONPEDUC, 2015, Mato Grosso: UFMT/CUR. Anais Pesquisa em Educação: a interdisciplinaridade em questão, 2015b, p. 858 – 866.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 20 de março de 2009. Dispõe sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-apresentacao. Acesso em: Jan. de 2016.
CIRINO, D. B. L. Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE: apropriação dos acervos nas escolas municipais de Ipameri – GO. 2015. 186f. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2015.
DRUCE, A. Bruxa, bruxa: venha a minha festa. Ilustração de Pat Ludlow. São Paulo: Brinque-book, 1995.
MACHADO, M. Z. V. A criança e a leitura literária: livros, espaços, mediações. Brasília: Positivo, 2012.
MINAYO, M. C. de S. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da pesquisa. In: MINAYO. M. C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 09 - 29.
NISKIER, A. “Um País se faz com homens e livros”. In: PRADO, Jason. (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999, p. 17 -24.
PAIVA, A. Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2012, p. 04- 15.
PAIVA, A. PNBE: seleção, distribuição, circulação e usos de livros de literatura na Educação Infantil: uma política em (re)construção. In: BRASIL. Literatura na Educação Infantil: Acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015, p. 157- 180. Disponível em:<http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/LEPI/Lit-EI-acervos-espacos-mediacoes.pdf> Acesso em: Nov. de 2016.
SANTOS, P. C. D. dos. Brincando com o movimento: uso do recurso flanelógrafo. In: SOUZA, Renata Junqueira de (et al.) A arte narrativa na infância: práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 51- 54.
SILVA, V. S. da. Foi assim que me contaram, foi assim que te contei; diálogo e reflexões sobre a narração de histórias. In: SOUZA, Renata Junqueira de (et al.) A arte narrativa na infância: práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 17 - 26.
SOARES, M. Livros para a Educação Infantil: a perspectiva editorial. In: PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (orgs.). Literatura Infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 21 – 34.
SOARES, M. PAIVA, Aparecida. Introdução. In: BRASIL. PNBE na escola: literatura fora da caixa – Guia 1 Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2014, p. 11-18. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15609-guia-ei-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192> Acesso em: Jan. de 2016.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, R. J. de. Literatura infantil e primeira infância: políticas e práticas de leitura. Revista Fronteiraz, nº 17 - dezembro de 2016, p. 43 – 59. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/viewFile/28941/21241> Acesso em: Jan. de 2016.
SOUZA, R. J. de; GIROTTO, C. G. Era uma vez... uma caixa de histórias: Prosa no acervo do PNBE 2014. In: BRASIL. PNBE na escola: literatura fora da caixa – Guia 1 Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2014, p. 31- 44. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15609-guia-ei-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192> Acesso em: Jan de 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).