DIRETRIZES PARA VEÍCULO-ESCOLA: EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO RAMO DA CONFEITARIA PARA MULHERES MÃES CHEFE DE FAMÍLIA NA RMSP, SP.

Resumen

O total de domicílios com a mulher como responsável é um indicador crescente, pois mais da metade das residências brasileiras. Identificou-se que os municípios de Carapicuíba, Itapevi e Jandira não possuem, implantados, quaisquer tipos de ações de empreendedorismo voltadas a Mulheres Mães Chefes de Família (MMCF), mesmo elas representado uma faixa populacional que não possui ensino fundamental completo, com renda de até dois salários mínimos e pelo menos um filho menor de idade. Assim o objetivo central do estudo foi propor, a partir da compreensão e percepção do sentido do sujeito, requisitos para capacitação profissional, via veículo-escola, de MMCF, beneficiando a sociedade local e global por meio de empreendedorismo social. Dentre as tipologias de veículos estudadas, foi selecionado o veículo V.U.C. (Veículo Urbano de Carga) com uma variação da configuração alunos e professor IN (dentro). O foco das aulas a serem desenvolvidas com o veículo refere-se à confecção de pães de mel para venda, também sendo realizadas ações voltadas ao ensino-aprendizagem da gestão de um pequeno empreendimento como este. O veículo escola, como proposto, atenderia a 10 alunos por período, ou seja, com 1 veículo, treinamento de 4 horas, por 280 dias, será gerada a aprendizagem de uma oportunidade para o incremento da renda das famílias chefiadas pelas mulheres que participarão do projeto.

Biografía del autor/a

Katia Reimy Kuwabara de Almeida, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo

Mestre em Habitação: tecnologia e planejamento pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e Arquiteta.

André Luiz G. Scabbia, Universidade de São Paulo

Dr. em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, USP, docente no Mestrado do instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, IPT.

Jefferson Mariano, UNICAMP

Dr. em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP- Campinas e Analista Socioeconômico da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, SP. Docente colaboradora do Mestrado em Habitação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT- USP. Líder do GRUPPU, CNPq.

Citas

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Publicado
2020-04-24