SABERES E APRENDIZAGENS NO MUNDO INSULAR: UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO SOME EM ABAETETUBA/PA

Resumen

O artigo aborda as experiências pedagógicas desenvolvidas na educação básica, em uma realidade concreta que se manifesta nas ilhas e florestas do município de Abaetetuba no Estado do Pará, no intuito de refletir sobre práticas pedagógicas direcionadas a realidade dos educandos. A metodologia baseou-se na perspectiva da investigação-ação (TRIPP, 2005), na qual foram utilizadas técnicas de pesquisa já consagradas, como observação, planejamento, ação, descrição das práticas e avaliação, permitindo aos demais agentes envolvidos – educandos e pais –, acrescentarem sua autoria na construção do saber, com fins a uma perspectiva mais significativa na forma de conhecer e apreender o mundo. Assim, a natureza da pesquisa traz uma abordagem qualitativa, cujos dados priorizam o território dos educandos, como espaço de aprendizagem, tendo-se em conta o caráter uno e plural da experiência humana nas diferentes formas de organização espacial e societária.

Biografía del autor/a

Merian Nascimento de Abreu, Universidade Federal do Pará - UFPA

Geógrafa e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI/UFPA). Professora da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SOME Abaetetuba). Especialista em Educação do Campo e Extensão Rural pela Universidade Federal (UFPA), Câmpus Universitário de Abaetetuba.

Eliana Teles Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia, docente pesquisadora da Universidade Federal do Pará, Câmpus  Abaetetuba.

Citas

ALMEIDA, A. W. B. Terras de quilombos, terras indígenas, “babaçuais livres”, “castanhais do povo”, faxinais e fundos de pastos: terras tradicionalmente ocupadas (Coleção “Tradição e ordenamento jurídico”). 2. ed. Manaus: PGSCA–UFAM, p. 192, 2008.

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (orgs). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

ARROYO, M. A escola e o movimento social: relativizando a escola. Revista da Associação Nacional da Educação - ANDE. São Paulo: Cortez, n. 12, ano 6, 2012.

CASTRO-GOMEZ, S. Ciências Sociais, violência epistêmica e o problema da invenção do outro. In: Colonialidade do Saber, Eurocentrismo e Ciências Sociais Perspectivas Latino-americanas. Organização LANDER, E. Buenos Aires: Clacso, p. 169-186, 2005.

CAVALCANTE, L. O. H; VERGUTZ, C. L. B. As aprendizagens na Pedagogia da Alternância e na Educação do Campo. In: Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 371-390. Jul./dez 2014.

COELHO, W. N. B.; SANTOS, R. A.; SILVA, R.M.N.B. Educação e Diversidades na Amazônia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

DIEGUES, A. C. S. Sociobiodiversidade. Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, 2005.

GHEDIN, E; BORGES, H. da S. Educação do Campo: a epistemologia de um horizonte em formação. Manaus: UEA Edições, 2007. Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

INGOLD, T. The Perception of the Environment. Essays on Livelihood, Dwelling and Skill. London: Routledge, 2000.

LAVE, J. Aprendizagem como/na prática. Revista Horizonte antropológico do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/horizontesantropologicos/about. Acesso em: 12 de fev. de 2020.

LIMA, E. de S. Currículo das escolas do campo: perspectivas de rupturas e inovação In: LIMA, Elmo de Souza; SILVA, Ariosto Moura da. Diálogos sobre Educação do Campo. Teresina: EDUFPI, 2011.

OLIVEIRA, I. A. Educação no campo na Amazônia: bases socioculturais, epistemológicas e matrizes educacionais. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas-2012.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Sustentabilidade em Debate. Brasília, v. 5, n. 3, p. 159-168, set/dez, 2014.

SAHLINS, M. Cultura na prática. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. Fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

TOLEDO, V. BASSOLS, N, B. Memória Biocultural: la importancia ecológica de las sabidurías tradicionales. Icaria editorial, s.a. Barcelona: España, 2008.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VELHO, O. Diversidade cultural e a CT & I com desenvolvimento social. In: Almeida, A. W. B de (Org.) [et. al]. Conhecimentos tradicionais e territórios na Pan-Amazônia. Projeto Nova Cartografia Social. Manaus: UEA Edições. vol 1, n. 1, p. 2-25.

Publicado
2020-10-07
Sección
Artigos