PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS ENTRE EDUCADORES SOCIAIS E PEDAGOGOS ESCOLARES: A AUSÊNCIA COMO PRESENÇA

Palavras-chave: Adolescência. Educação Preventiva Integral. Núcleos de Significação. Pedagogia Social.

Resumo

O estudo resulta da pesquisa de Mestrado em Educação envolvendo educadores sociais e pedagogos escolares, cujo objetivo foi verificar os procedimentos no campo da Educação Social e da Pedagogia na prevenção do abuso de drogas na adolescência. Com a questão norteadora: “quais as ações profissionais do educador social e do pedagogo escolar frente à prevenção do abuso de drogas com adolescentes?”, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, correlacional e exploratório. Participaram de entrevistas semiestruturadas três educadoras sociais de um Centro da Juventude e três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região Metropolitana de Curitiba (Paraná/Brasil). Para a análise de dados utilizaram-se os Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella (2006, 2013), emergindo cinco categorias: Ser, Sentir, Conhecer, Fazer e Ausência. Constatou-se que não há formação inicial/continuada, tampouco práticas preventivas relacionadas ao abuso de drogas na adolescência entre esses profissionais.

Biografia do Autor

Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Educação, Universidade Federal do Paraná. 

Araci Asinelli da Luz, Universidade Federal do Paraná

Doutora e Mestre em Educação, Universidade Federal do Paraná. 

Referências

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Publicado
2020-05-07