PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS ENTRE EDUCADORES SOCIAIS E PEDAGOGOS ESCOLARES: A AUSÊNCIA COMO PRESENÇA
Abstract
O estudo resulta da pesquisa de Mestrado em Educação envolvendo educadores sociais e pedagogos escolares, cujo objetivo foi verificar os procedimentos no campo da Educação Social e da Pedagogia na prevenção do abuso de drogas na adolescência. Com a questão norteadora: “quais as ações profissionais do educador social e do pedagogo escolar frente à prevenção do abuso de drogas com adolescentes?”, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, correlacional e exploratório. Participaram de entrevistas semiestruturadas três educadoras sociais de um Centro da Juventude e três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região Metropolitana de Curitiba (Paraná/Brasil). Para a análise de dados utilizaram-se os Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella (2006, 2013), emergindo cinco categorias: Ser, Sentir, Conhecer, Fazer e Ausência. Constatou-se que não há formação inicial/continuada, tampouco práticas preventivas relacionadas ao abuso de drogas na adolescência entre esses profissionais.
References
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia Ciência e Profissão, São Paulo, v.26, n. 2, p. 222-245, jun/dez. 2006.
. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.
ARALDI, Jossara Cattoni; NJAINE, Kathie; OLIVEIRA, Maria Conceição de; GHIZONI, Angela Carla Ghizoni. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v.16, n.40, p.135-46, jan./mar. 2012.
LIMA, Tatiane Delurdes de. O educador social e o pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
ASINELLI-LUZ, Araci. Educação e prevenção ao abuso de drogas: limites e possibilidades. 2000. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
______. Visão educacional das drogas: orientação para os pais e professores. In: ANDREOLI, Cleverson V.; TORRES, Patrícia Lupion. (Org.). Complexidade: redes e conexões do ser sustentável. Curitiba: SENAR - PARANÁ, 2014. p. 377 – 397.
BRASIL. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Institui o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, 1990/2013.
BRONFENBRENNER, Urie. Bioecololgia do Desenvolvimento Humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Pedagogia da Presença: da Solidão ao Encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 1997.
DUARTE, Cláudio Elias; MORIHISA, Rogério Shigueo. Prevenção do uso indevido de drogas: Capacitação para Conselheiros Municipais. 3 ed. Brasília: Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas. 2012.
JUBERG, Mai-Lene. The social educator an actor within drug related care. 2009. 49p. Dissertação (Mestrado em Educação Social) - Høgskolen i Molde, Noruega, 2009.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Artículo de introducción sobre a labor creadora de L. S. Vygotski. In: Vygotsky, Lev Semenovitch. (Ed.) Obras Escogidas. Madrid: Vysor Aprendizaje y Ministerio de Cultura Y Ciencia, 1991. p. 419-450.
MELO, José Wilson Rodrigues de; FREIRE, Juciley Silva Evangelista; FREIRE, José Carlos da Silveira. Desigualdades sociais, exclusão e direitos humanos: alguns elementos de análise para a realidade Tocantinense. Revista Humanidades e Inovação v.6, n.18 – 2019, p. 44-58.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementariedade? Caderno Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 9. n. 3, p. 239-262, 1993.
NUNES, Tatiana; TEIXEIRA, Diogo, COELHOSO, Filipa. A Educação Não Formal na prevenção dos problemas ligados ao álcool. Saber e Educar, São Paulo, v. 1, n. 19, p. 3-47, dez. 2014.
PARREIRA, Lúcia Aparecida; JOSÉ FILHO, Mário. A Educação não formal: desafios de uma prática pedagógica. Revista Serviço Social e Realidade, Franca, v. 19, n. 01, p. 241-268, jan. 2010.
ROSELLI-CRUZ, Amadeu. “Estado da Arte” do abuso de drogas e sua Prevenção no Brasil. In: ROSELLI-CRUZ, Amadeu; CÂMARA, Martial de Magalhães. (Org). Prevenção do Abuso de Drogas: Temas Contemporâneos e Prospecção Social. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula Editora - CEDUSU, 2010. 31-68.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
SCHENKER, Miriam; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Fatores de risco e proteção para o uso de drogas na adolescência. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 707-717, mai./out. 2005.
SOCIAS, Carmen Orte; CERDA, Marti March. El estúdio de los predeterminantes actitudinales Del consumo de drogas: um punto de partida necesario para La intervención Del educador social. In: CARRERAS, Juan Saez. (Coord.). El Educador Social. Universidad de Murcia: Murcia, 1994. p. 313-341.
STOLTZ, Tânia. As perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.
VIEIRA, Edson Trajano; SANTOS, Marcia Eliza de Godoi dos. Educação e desenvolvimento: transformação e ascendência de uma sociedade. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.18, p. 177-190, out./dez. 2019.
ZOLOVOTA, Hann. The subject component of the system of prevention of children’s addictive Behavior. European Researcher, Ukraine, v. 76, n. 6, p. 1091-1097, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).