A DIVULGAÇÃO DA QUÍMICA NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS
Resumen
O presente artigo, por meio de uma revisão de literatura, tem como objetivo apresentar e discutir algumas reflexões sobre como a química é divulgada nos museus de ciências nacionais e internacionais. Apresentaremos a divulgação da química a partir de três categorias: divulgação utilizando a experimentação; divulgação por meio do cotidiano; e, divulgação de forma interdisciplinar. As reflexões apontam para a necessidade de superação quanto a dificuldade na comunicação dessa ciência, assim como, a importância do estreitamento da relação museu-escola. Destacamos as novas diretrizes para a formação inicial e continuada de professores, que afirmam a necessidade de discussões teórico e práticas sobre os ambientes não escolares.
Citas
ALIANE, C. S. de M.; CÉSAR, E. T.; COSTA, L. A. S. Tabela Periódica Interativa: uma ferramenta para o Ensino de Química e Formação Docente em Centros de Ciências. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012, Rio de Janeiro. Atas [...] Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 2012, p. 1-3.
ALMEIDA, R. S.; ROCHA, M. B.; OLIVEIRA, G. C. G. A química presente nos acervos museais pela ótica dos profissionais de museus. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2015, p. 1-7.
BONATTO, M. P. O. et al. Iniciação à química no Museu da Vida, Fiocruz: avaliando atividades experimentais interativas da bancada de Pasteur. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2009, p. 1-12.
CAZELLI, S. et al. Tendências Pedagógicas das Exposições de um Museu de Ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 1999. p. 1-12.
CÉSAR, E. T.; REIS, R. de C.; ALIANE, C. S. de M. Tabela Periódica Interativa. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 180-186, Ago. 2015.
DOMENICI, V. The role of chemistry museums in Chemical Education for students and the general public. Journal of Chemical Education, Washington, v. 85, n. 10, p. 1365-1367, Out. 2008.
FROHLICH, F. C. C.; SILVA, C. S. O conhecimento químico nos Centros e Museus de Ciências brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 19., 2018, Rio Branco. Anais […] Rio Branco: Universidade Federal do Acre (UFAC), 2018, p. 1224-1235.
GASPAR, A. Museus e Centros de Ciências. In: ARAÚJO, E. S. N. N.; CALUZI, J. J.; CALDEIRA, A. M. A. (org.). Divulgação científica e ensino de ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editoras, 2006, chap. 6, p. 141-189.
GUIMARÃES, L. P.; SOUZA, J. J.; MAIA, E. D. Visita ao museu interativo de ciências do sul Fluminense: uma abordagem introdutória do ensino de química para o nono ano. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 13, n. 3, p. 102-115, 2018.
MAGALHÃES, E. C. V. et al. Caminhão da Ciência: divulgação científica no oeste da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., 2012, Salvador. Anais [...] Salvador: Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2012, p. 1-11.
McMANUS, P. Topics in museums and science education. Studies in Science Education, London, n. 20, p. 157-182, 1992.
MELO, J. S. de A. et al. O Museu de História Natural da UFLA como um espaço de divulgação científica e a formação inicial de professores. Revista Extendere, Natal, v. 2, n. 1, p. 149-165, Jan-Jun. 2014.
MELO, M. S.; SILVA, R. R. Os três níveis do conhecimento químico: dificuldades dos alunos na transição entre o macro, o submicro e o representacional. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 5, p. 301-330, Edição Especial. 2019.
OLIVEIRA, G. C. G. et al. O Museu Nacional da UFRJ como um espaço não formal para o ensino e aprendizagem de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2011. p. 1-10.
OLIVEIRA, G. C. G. et al. Visitas a um museu como motivador para o ensino e aprendizagem de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2013. p. 1-8.
OLIVEIRA, G. C. G. et al. Visitas guiadas ao Museu Nacional: interações e impressões de estudantes da Educação Básica. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 227-242, Set. 2014a.
OLIVEIRA, G. C. G. et al. Visitas guiadas ao Museu da Geodiversidade promovendo a cultura científica e motivando estudantes do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 465-476, Ago. 2014b.
PAULETTI, F.; ROSA, M. P. A.; CATELLI, F. A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 121-134, Set-Dez. 2014.
PALMIERI, L. J. A educação não formal nos cursos de licenciatura: um olhar para o ensino de ciências. In: ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, 9., 2017, Campinas. Anais [...] Campinas: Faculdade de Educação (UNICAMP), 2017, p. 85.
PALMIERI, L. J.; PINTO, A. K. S. R. V.; SILVA, C. S. Analisando os saberes docentes da mediação: a visita ao museu por um mediador licenciado em química em foco. In: CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 4., 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2015, p. 252-258.
PALMIERI, L. J. Museus de Ciências e o Ensino de Química: análise praxeológica de uma atividade museal. Orientadora: Camila Silveira da Silva. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
PALMIERI, L. J.; SILVA, C. S. Museus de Ciências e o Ensino de Química: análise sobre a produção acadêmica em periódicos e eventos. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 3, n. 2, p. 70-92, Out. 2017.
PALMIERI, L. J.; PINTO, A. K. S. R. V.; SILVA, C. S. O ensino de química na prática educativa de um mediador de museu de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2016, p. 1-12.
PINTO, V. M. M. Módulos Interactivos de Química em Centros e Museus de Ciências. Orientador: João Paiva. 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em Química para o Ensino) – Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, 2007.
PINTO, A. K. S. R. V.; PALMIERI, L. J.; SILVA, C. S. O conhecimento química na mediação de uma visita ao museu de ciências: o caso do mediador formado em Física. In: CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 4., 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2015, p. 267-273.
RÜNTZEL, P. L.; MARQUES, C. A. Efeitos motivadores em espaços não formais e suas contribuições ao Ensino de Química: a voz de professores visitantes do Quimidex/UFSC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2017, p. 1-8.
SANTOS, A. de S.; RIBEIRO, A. T.; RIBEIRO, M. A. P. A imagem pública da Química apresentada nos artigos on-line da revista Ciência Hoje. Ex@tas Online, Jequié, v. 6, n. 1, p. 49-67, Abr. 2015.
SANTOS FILHO, P. F. A divulgação científica em Química. In: ARAÚJO, E. S. N. N.; CALUZI, J. J.; CALDEIRA, A. M. A. (org.). Divulgação científica e ensino de ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editoras, 2006. p. 115-138.
SILBERMAN, R. G.; TRAUTMANN, C.; MERKEL, S. M. Chemistry at a Science Museum. Journal of Chemical Education, v. 81, n. 1, p. 51-53, Jan. 2004.
SILVA, L. N.; GRYNSZPAN, D. A presença da química nos museus e centros de ciências do Rio de Janeiro: o caso do Espaço Ciência Interativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 4., 2014, Niterói. Anais [...] Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF), 2014. p. 1-12.
SILVA, L. N. A presença da Química nos Museus e Centros de Ciências do Rio de Janeiro. Orientadora: Danielle Grynszpan. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015.
TERUYA, L. C. et al. Imagem Pública e Divulgação da Química: desafios e oportunidades. Química Nova, São Paulo, v. 36, n. 10, p. 1561-1569, Set. 2013.
VALENTE, M. E. A. Interseções necessárias: história, museologia e museus de ciências e tecnologia. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 3, n. 5, p. 37-53, Jun. 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).