A DIVULGAÇÃO DA QUÍMICA NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS
Abstract
O presente artigo, por meio de uma revisão de literatura, tem como objetivo apresentar e discutir algumas reflexões sobre como a química é divulgada nos museus de ciências nacionais e internacionais. Apresentaremos a divulgação da química a partir de três categorias: divulgação utilizando a experimentação; divulgação por meio do cotidiano; e, divulgação de forma interdisciplinar. As reflexões apontam para a necessidade de superação quanto a dificuldade na comunicação dessa ciência, assim como, a importância do estreitamento da relação museu-escola. Destacamos as novas diretrizes para a formação inicial e continuada de professores, que afirmam a necessidade de discussões teórico e práticas sobre os ambientes não escolares.
References
ALIANE, C. S. de M.; CÉSAR, E. T.; COSTA, L. A. S. Tabela Periódica Interativa: uma ferramenta para o Ensino de Química e Formação Docente em Centros de Ciências. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012, Rio de Janeiro. Atas [...] Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 2012, p. 1-3.
ALMEIDA, R. S.; ROCHA, M. B.; OLIVEIRA, G. C. G. A química presente nos acervos museais pela ótica dos profissionais de museus. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2015, p. 1-7.
BONATTO, M. P. O. et al. Iniciação à química no Museu da Vida, Fiocruz: avaliando atividades experimentais interativas da bancada de Pasteur. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2009, p. 1-12.
CAZELLI, S. et al. Tendências Pedagógicas das Exposições de um Museu de Ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 1999. p. 1-12.
CÉSAR, E. T.; REIS, R. de C.; ALIANE, C. S. de M. Tabela Periódica Interativa. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 180-186, Ago. 2015.
DOMENICI, V. The role of chemistry museums in Chemical Education for students and the general public. Journal of Chemical Education, Washington, v. 85, n. 10, p. 1365-1367, Out. 2008.
FROHLICH, F. C. C.; SILVA, C. S. O conhecimento químico nos Centros e Museus de Ciências brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 19., 2018, Rio Branco. Anais […] Rio Branco: Universidade Federal do Acre (UFAC), 2018, p. 1224-1235.
GASPAR, A. Museus e Centros de Ciências. In: ARAÚJO, E. S. N. N.; CALUZI, J. J.; CALDEIRA, A. M. A. (org.). Divulgação científica e ensino de ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editoras, 2006, chap. 6, p. 141-189.
GUIMARÃES, L. P.; SOUZA, J. J.; MAIA, E. D. Visita ao museu interativo de ciências do sul Fluminense: uma abordagem introdutória do ensino de química para o nono ano. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 13, n. 3, p. 102-115, 2018.
MAGALHÃES, E. C. V. et al. Caminhão da Ciência: divulgação científica no oeste da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., 2012, Salvador. Anais [...] Salvador: Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2012, p. 1-11.
McMANUS, P. Topics in museums and science education. Studies in Science Education, London, n. 20, p. 157-182, 1992.
MELO, J. S. de A. et al. O Museu de História Natural da UFLA como um espaço de divulgação científica e a formação inicial de professores. Revista Extendere, Natal, v. 2, n. 1, p. 149-165, Jan-Jun. 2014.
MELO, M. S.; SILVA, R. R. Os três níveis do conhecimento químico: dificuldades dos alunos na transição entre o macro, o submicro e o representacional. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 5, p. 301-330, Edição Especial. 2019.
OLIVEIRA, G. C. G. et al. O Museu Nacional da UFRJ como um espaço não formal para o ensino e aprendizagem de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2011. p. 1-10.
OLIVEIRA, G. C. G. et al. Visitas a um museu como motivador para o ensino e aprendizagem de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2013. p. 1-8.
OLIVEIRA, G. C. G. et al. Visitas guiadas ao Museu Nacional: interações e impressões de estudantes da Educação Básica. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 227-242, Set. 2014a.
OLIVEIRA, G. C. G. et al. Visitas guiadas ao Museu da Geodiversidade promovendo a cultura científica e motivando estudantes do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 465-476, Ago. 2014b.
PAULETTI, F.; ROSA, M. P. A.; CATELLI, F. A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 121-134, Set-Dez. 2014.
PALMIERI, L. J. A educação não formal nos cursos de licenciatura: um olhar para o ensino de ciências. In: ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, 9., 2017, Campinas. Anais [...] Campinas: Faculdade de Educação (UNICAMP), 2017, p. 85.
PALMIERI, L. J.; PINTO, A. K. S. R. V.; SILVA, C. S. Analisando os saberes docentes da mediação: a visita ao museu por um mediador licenciado em química em foco. In: CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 4., 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2015, p. 252-258.
PALMIERI, L. J. Museus de Ciências e o Ensino de Química: análise praxeológica de uma atividade museal. Orientadora: Camila Silveira da Silva. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
PALMIERI, L. J.; SILVA, C. S. Museus de Ciências e o Ensino de Química: análise sobre a produção acadêmica em periódicos e eventos. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 3, n. 2, p. 70-92, Out. 2017.
PALMIERI, L. J.; PINTO, A. K. S. R. V.; SILVA, C. S. O ensino de química na prática educativa de um mediador de museu de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2016, p. 1-12.
PINTO, V. M. M. Módulos Interactivos de Química em Centros e Museus de Ciências. Orientador: João Paiva. 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em Química para o Ensino) – Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, 2007.
PINTO, A. K. S. R. V.; PALMIERI, L. J.; SILVA, C. S. O conhecimento química na mediação de uma visita ao museu de ciências: o caso do mediador formado em Física. In: CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 4., 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2015, p. 267-273.
RÜNTZEL, P. L.; MARQUES, C. A. Efeitos motivadores em espaços não formais e suas contribuições ao Ensino de Química: a voz de professores visitantes do Quimidex/UFSC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Atas [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2017, p. 1-8.
SANTOS, A. de S.; RIBEIRO, A. T.; RIBEIRO, M. A. P. A imagem pública da Química apresentada nos artigos on-line da revista Ciência Hoje. Ex@tas Online, Jequié, v. 6, n. 1, p. 49-67, Abr. 2015.
SANTOS FILHO, P. F. A divulgação científica em Química. In: ARAÚJO, E. S. N. N.; CALUZI, J. J.; CALDEIRA, A. M. A. (org.). Divulgação científica e ensino de ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editoras, 2006. p. 115-138.
SILBERMAN, R. G.; TRAUTMANN, C.; MERKEL, S. M. Chemistry at a Science Museum. Journal of Chemical Education, v. 81, n. 1, p. 51-53, Jan. 2004.
SILVA, L. N.; GRYNSZPAN, D. A presença da química nos museus e centros de ciências do Rio de Janeiro: o caso do Espaço Ciência Interativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 4., 2014, Niterói. Anais [...] Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF), 2014. p. 1-12.
SILVA, L. N. A presença da Química nos Museus e Centros de Ciências do Rio de Janeiro. Orientadora: Danielle Grynszpan. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015.
TERUYA, L. C. et al. Imagem Pública e Divulgação da Química: desafios e oportunidades. Química Nova, São Paulo, v. 36, n. 10, p. 1561-1569, Set. 2013.
VALENTE, M. E. A. Interseções necessárias: história, museologia e museus de ciências e tecnologia. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 3, n. 5, p. 37-53, Jun. 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).