PROCESSOS EDUCATIVOS INSCRITOS EM EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COTIDIANO: ANCESTRALIDADE, APRENDIZAGEM E REPRODUÇÃO CULTURAL DE COMUNIDADES GUAJARINA, AMAZÔNIA PARAENSE

Resumen

Analisa-se o educativo inscrito em experiências do trabalho cotidiano, saberes e aprendizagens que garantem a sobrevivência e reprodução da cultura de uma comunidade tradicional ribeirinha. Tem como pressuposto que por intermédio de uma educação não escolar, segundo Brandão (1986), é preservado uma diversidade de saberes milenares de raízes indígenas e remanescentes da “revolução neolítica”, que possibilitam os sujeitos dessa comunidade sobreviverem no complexo bioma amazônico guajarino a partir de uma determinada ancestralidade, e constituírem sua identidade cultural formas de resistência, manutenção da cadeia produtiva e do seu potencial etnocientífico, ainda que ameaçados pelas incursões capitalistas do agronegócio na Amazônia, pecuária extensiva e da expansão da fronteira agrícola com a monocultura da soja e do dendê, ao arrolarem junto com a cadeia produtiva tradicional, o rico e fragilizado patrimônio material e imaterial que se constitui o objeto da pesquisa, cujo contexto fomentou a realização desse estudo.

Biografía del autor/a

Jorge Leônidas Martins Gonçalves, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre em Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, linha: Saberes Culturais e educação na Amazônia (UEPA). Professor efetivo - Secretaria de Educação do Estado do Pará. ministrante da disciplina: Poéticas Africanas e Afro brasileira; do Programa de Especialização em Saberes Afros e Afro-brasileiros na Amazônia pelo Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA). Desenvolve pesquisas etnográficas no campo socioambiental com sociedades tradicionais amazônicas de remanescência negra e indígena. 

Maria das Graças da Silva, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ, 2002). Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa (ICS/UL-PT, 2007/08). Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado
2020-05-07