PROCESSOS EDUCATIVOS INSCRITOS EM EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COTIDIANO: ANCESTRALIDADE, APRENDIZAGEM E REPRODUÇÃO CULTURAL DE COMUNIDADES GUAJARINA, AMAZÔNIA PARAENSE
Abstract
Analisa-se o educativo inscrito em experiências do trabalho cotidiano, saberes e aprendizagens que garantem a sobrevivência e reprodução da cultura de uma comunidade tradicional ribeirinha. Tem como pressuposto que por intermédio de uma educação não escolar, segundo Brandão (1986), é preservado uma diversidade de saberes milenares de raízes indígenas e remanescentes da “revolução neolítica”, que possibilitam os sujeitos dessa comunidade sobreviverem no complexo bioma amazônico guajarino a partir de uma determinada ancestralidade, e constituírem sua identidade cultural formas de resistência, manutenção da cadeia produtiva e do seu potencial etnocientífico, ainda que ameaçados pelas incursões capitalistas do agronegócio na Amazônia, pecuária extensiva e da expansão da fronteira agrícola com a monocultura da soja e do dendê, ao arrolarem junto com a cadeia produtiva tradicional, o rico e fragilizado patrimônio material e imaterial que se constitui o objeto da pesquisa, cujo contexto fomentou a realização desse estudo.
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