PRÁTICAS ALTERNATIVAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O CASO DE UMA DISCIPLINA ELETIVA

Palavras-chave: Eletiva. Interdisciplinar. Ensino de Ciências. Estágio.

Resumo

Em 2019 completamos 150 anos da criação da tabela periódica. Esse instrumento moderno é, sem dúvida, a enciclopédia mais concisa existente. Como forma de mostrar aos alunos a importância desta, assim como dos conceitos oriundos das ciências naturais e suas aplicações no cotidiano, foi desenvolvida uma disciplina denominada Sr Ti Au, visando atingir uma vasta gama de metodologias inovadoras de ensino, assim como, usando perspectivas interdisciplinares. Com isso, esse artigo analisa a contribuição dessas atividades para a formação de três estagiários da área de física, como também, as recepções das mesmas pelos alunos e como estas contribuíram para a formação de sujeitos históricos. Compreende-se por meio dos resultados, que as práticas desenvolvidas garantiram uma maior compreensão dos conceitos pelos alunos, uma vez que eles entenderam a inserção destes na realidade, e aos estagiários, coube à compreensão de como trabalhar com um ensino mais significativo do que propriamente somente expositivo.

Biografia do Autor

João Pedro Mardegan Ribeiro, USP

Licenciando em Ciências Exatas, Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP).

Referências

AZEVEDO, M. A. R. de; ANDRADE, M. F. R. de. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar em revista, n. 30, p. 235-250, 2007.

ATAIDE, Márcia Cristiane Eloi Silva; DA CRUZ SILVA, Boniek Venceslau. As metodologias de ensino de ciências: contribuições da experimentação e da história e filosofia da ciência. HOLOS, v. 4, p. 171-181, 2011.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CANDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade. Rio de Janeiro: Nacional, 1978. p. 107-128.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. et al. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. 1ª Edição. São Paulo: Cengage learning, 2013.

FERREIRA, L.H.; HARTWIG, D.R.; OLIVIERA, R.C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101- 106, 2010.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 3ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. 13 ed. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FILHO, Agnaldo Pedro Santos. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes, São Paulo, jan. 2010. Disponibilidade em: <https://www.partes.com.br/2010/01/04/o-estagio-supervisionado-e-sua-importancia na-formacao-docente/>. Acesso em 10 de maio de 2019.

FONSECA, Martha Reis Marques da. Completamente química: manual do professor. São Paulo: FTD, 2001.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3a ed.; São Paulo: Centauro, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

FUMAGALLI, Laura. O Ensino de Ciências Naturais no Nível Fundamental da Educação Formal: Argumentos a seu favor. In: Didática das Ciências Naturais. Organização Hilda Weissmann. Porto Alegre: ArtMed, p.13-29, 1998.

GONZALEZ, Fabiana Gaspar; PALEARI, Lucia Maria. O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo. Ciênc. educ.(Bauru), p. 13-24, 2006.

HERZOG, R.C.B. et al. Probabilidade na Educação Básica: Uma proposta de jogo como recurso didático. Em teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica iberoamericana, Recife, vol.10, n.2, p.1-14, 2019.

JANUARIO, G. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2, 2008, Campinas. Anais... II SHIAM. Campinas: GdS/FE- Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8.

LEVY, M.I.; SANMARTÍ, N. Fundamentos de un modelo de formación permanente del profesorado de ciencias centrado en la reflexión dialógica sobre las concepciones y las prácticas. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, n. 22(2), p. 269-283, 2001.

LUFTI, M. Ferrados e cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Unijuí, 1992.

MASQUIO, V.S; DOS SANTOS, M.C.F. “Prof. Ciências” – Atividades práticas no ensino de ciências: Leituras e propostas pedagógicas colaborativas. Brasília: EduCAPES, 2018.

OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia. Murcia, ano V, n. 14, 2006. Disponível em http://www.um.es/ead/red/14/. Acesso em: 29 de maio de 2018.

PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.

REBELO, Isabel Sofia; MARTINS, Isabel P.; PEDROSA, Maria Arminda. Formação contínua de professores para uma orientação CTS do ensino de química: um estudo de caso. Química nova na escola, v. 27, n. 2, p. 30-33, 2008.

ROSA, L. M. R.; SUART, R. C. e MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 1, p. 51-70, 2017.

SILVA, R. M.; SCHNETZLER, R. P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2174-2183, 2008.

TORRES, P.L., ALCÂNTARA, P.R., IRALA, E.A.F. Grupos de Consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Diálogo Educacional, PUCPR, v.4, n.13, set-dez, 2004, p. 1-17.

TREVISAN, Tatiana Santini; MARTINS, Pura Lucia Oliver. O professor de química e as aulas práticas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7. 2008, Curitiba. Anais...Curitiba: EDUCERE; PUC-PR, 2008.

VILLANI, Carlos Eduardo Porto; DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 187-209, 2016.

Publicado
2020-05-22