POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE FLE NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Formação docente. Língua Estrangeira. Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as políticas públicas de ensino do Francês Língua Estrangeiras (FLE) no Brasil e suas consequências para a formação do docente de FLE. A pesquisa para o presente texto foi bibliográfica e a análise aqui delineada é de cunho qualitativo. Observou-se, como resultado, que o ensino de FLE em nosso país sofreu diversas mudanças, tendo vivido um momento de ápice, no fim do século XIX, mas hoje vive um momento de desvalorização e esquecimento por parte das políticas públicas de ensino. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica contribuem para uma uniformização curricular e desvalorização do plurilinguismo e da diversidade, inerente ao nosso país.

Biografia do Autor

Larissa de Souza Arruda, UFRJ

Doutora e Mestre em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos, opção: Língua Francesa) pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado
2020-05-07