EDUCAÇÃO DO CAMPO E A INTER-RELAÇÃO COM A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE VIDA COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA DOS PROCESSOS ESCOLARES

Resumen

O artigo procede a reflexões sobre o modelo da Pedagogia da Alternância utilizado nas Escolas Famílias Agrícolas e os instrumentos de ensino e aprendizagem que fundamentam uma educação contextualizada e dialógica com a realidade do campo. Partiu-se da conjunção de problemas sob a qual o Estado Brasileiro, historicamente, reproduziu o modelo urbano da racionalidade técnica do agrupamento, para a organização da escola rural, sem, contudo, considerar os contextos socioeconômicos da sua população e, em particular, as condições socioprofissionais dos seus trabalhadores. Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho qualitativo, amparada em um estudo de caso, intercalando técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e história oral. Por fim, podem ser reconhecidas perspectivas para o estudo do modelo escolar do campo diferenciado, fundamentado na formação sob Pedagogia por Alternância, que inova nos formatos de organização dos tempos e espaços, de articulação dos conhecimentos da escola e da comunidade/família.

Biografía del autor/a

Diana Nara da Silva Oliveira , Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará.

Adriana Madja dos Santos Feitosa, Universidade Federal do Ceará.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pedagoga da Universidade Federal do Ceará.

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor Livre Docente da Universidade Federal do Ceará. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado
2020-08-03