NARRATIVAS DE PROFESSORAS LÉSBICAS E PROFESSORES GAYS NO AMBIENTE ESCOLAR HETERONORMATIVO NO NORDESTE DO PARÁ

Palavras-chave: Educação e homofobia. Homofobia e docência. Método documentário.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de narrativas de professoras lésbicas e professores gays acerca de suas experiências em um ambiente escolar heteronormativo. Tem como objetivo reconstruir significados acerca da homofobia na escola. O problema buscou verificar como docentes, com orientação da sexualidade não normativa e de conhecimento da comunidade escolar, lidam com a homofobia na instituição educacional em que atuam. Os caminhos metodológicos percorridos asseguram uma pesquisa de cunho qualitativo reconstrutivo, com enfoque na fenomenologia social de Schütz (1979). Para reunião de dados utilizou-se a entrevista narrativa de Schütze (2013). A análise das informações foi realizada com o método documentário de acordo com Bohnsack e Weller (2013). As análises apontaram as posições de desafio, resistência, ponte e respeitável que reunidas compõem o modelo de orientação pedagogia da diversidade como prática cotidiana dos sujeitos.

Biografia do Autor

Jardinelio Reis da Silva, UEPA

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado
2020-08-03