POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS INOVADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumen
Esse artigo decorre de uma pesquisa realizada em um projeto inovador na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo refletir sobre a importância do planejamento coletivo e a formação continuada numa proposta de EJA vinculada ao sistema prisional. Metodologicamente utiliza a Pesquisa-ação e a Análise de Conteúdo. Os dados que compõem as análises surgem da observação participante e seus registros e das produções de educandos e educadores, os quais são analisados segundo duas categorias: a formação continuada e o planejamento coletivo. Os referenciais que possibilitam as análises estão filiados à perspectiva freireana no campo da EJA. Os resultados desse estudo indicam o planejamento coletivo semanal como imprescindível à construção de uma proposta inovadora para atender ao público específico do sistema prisional. Também fica evidenciado que a formação continuada dos professores, associada ao planejamento coletivo, é elemento fundamental para a construção de processos educativos em uma perspectiva curricular interdisciplinar.
Citas
ANDRIOLA, W. B. Ações de formação em EJA nas prisões: o que pensam os professores do sistema prisional do Ceará. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 179-204, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362013000100011&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 12 dez. 2019.
ARROYO, M. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (orgs). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 19-50.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Decreto nº 5.850, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm Acesso em: 10 jan. 2020.
______. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC. Ofício Circular nº 40 GAB/SETEC/MEC.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1498-edital-convite-proeja&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 10 jan. 2020.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 12 ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Cortez, 1986.
______. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
______. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, C. R. (org). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense. 1999, p. 34-41.
______. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, A. M. A. Notas explicativas. In: FREIRE, Paulo (Org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014, p. 273-333.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino Médio, ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.
HARTMANN, M. I. Trabalhando com a arte. In: MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016, p. 101-104.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LEITE, F. de A. Investigando processos de reflexão-ação na formação continuada de professores de Ciências. In: BONOTTO, D. de L.; SANTOS, E. G. dos; WENZEL, J. S. Movimentos formativos: caminhos e perspectivas na formação de professores. Cerro Largo, RS: Polimpressos, 2015, p. 119-144.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MADRIL, C. T. C. PROEJA-FIC: um desafio no ato de educar. In: MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016, p. 89-92.
MEC - Ministério da Educação e da Cultura. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Documento Base. Brasília. 2009.
MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016.
OLIVEIRA, A. M. de. A língua estrangeira no PROEJA-FIC e sua relevância. In: MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016, p. 105-108.
ONOFRE, E. M. C.; JULIÃO, E. F. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n1/05.pdf Acesso em: 6 jan. 2020.
RAMOS, M. N. Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissionalizante. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 65-85, jan,/abr., 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11029 Acesso em: 2 jan. 2020.
______; FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, L. Do direito à educação à formação do educador de jovens e adultos. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (orgs). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 273-289.
______; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (orgs). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, nº 39, set/dez, p. 545-554, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf Acesso em: 08 jan. 2020.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TOLOMINI, F. L. Sala de aula: espaço de construção e reconstrução dos sujeitos. In: MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, p. 83-84, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).