POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS INOVADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavras-chave: Planejamento coletivo. Formação continuada. Sistema prisional.

Resumo

Esse artigo decorre de uma pesquisa realizada em um projeto inovador na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo refletir sobre a importância do planejamento coletivo e a formação continuada numa proposta de EJA vinculada ao sistema prisional. Metodologicamente utiliza a Pesquisa-ação e a Análise de Conteúdo. Os dados que compõem as análises surgem da observação participante e seus registros e das produções de educandos e educadores, os quais são analisados segundo duas categorias: a formação continuada e o planejamento coletivo. Os referenciais que possibilitam as análises estão filiados à perspectiva freireana no campo da EJA. Os resultados desse estudo indicam o planejamento coletivo semanal como imprescindível à construção de uma proposta inovadora para atender ao público específico do sistema prisional. Também fica evidenciado que a formação continuada dos professores, associada ao planejamento coletivo, é elemento fundamental para a construção de processos educativos em uma perspectiva curricular interdisciplinar.

Biografia do Autor

Neusete Machado Rigo, UFFS

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Docente no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino de Ciências, na Universidade Federal da Fronteira Sul/ câmpus Cerro Largo/RS.

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Publicado
2020-05-07