POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS INOVADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Abstract
Esse artigo decorre de uma pesquisa realizada em um projeto inovador na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo refletir sobre a importância do planejamento coletivo e a formação continuada numa proposta de EJA vinculada ao sistema prisional. Metodologicamente utiliza a Pesquisa-ação e a Análise de Conteúdo. Os dados que compõem as análises surgem da observação participante e seus registros e das produções de educandos e educadores, os quais são analisados segundo duas categorias: a formação continuada e o planejamento coletivo. Os referenciais que possibilitam as análises estão filiados à perspectiva freireana no campo da EJA. Os resultados desse estudo indicam o planejamento coletivo semanal como imprescindível à construção de uma proposta inovadora para atender ao público específico do sistema prisional. Também fica evidenciado que a formação continuada dos professores, associada ao planejamento coletivo, é elemento fundamental para a construção de processos educativos em uma perspectiva curricular interdisciplinar.
References
ANDRIOLA, W. B. Ações de formação em EJA nas prisões: o que pensam os professores do sistema prisional do Ceará. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 179-204, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362013000100011&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 12 dez. 2019.
ARROYO, M. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (orgs). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 19-50.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Decreto nº 5.850, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm Acesso em: 10 jan. 2020.
______. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC. Ofício Circular nº 40 GAB/SETEC/MEC.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1498-edital-convite-proeja&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 10 jan. 2020.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 12 ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Cortez, 1986.
______. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
______. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, C. R. (org). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense. 1999, p. 34-41.
______. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, A. M. A. Notas explicativas. In: FREIRE, Paulo (Org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014, p. 273-333.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino Médio, ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.
HARTMANN, M. I. Trabalhando com a arte. In: MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016, p. 101-104.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LEITE, F. de A. Investigando processos de reflexão-ação na formação continuada de professores de Ciências. In: BONOTTO, D. de L.; SANTOS, E. G. dos; WENZEL, J. S. Movimentos formativos: caminhos e perspectivas na formação de professores. Cerro Largo, RS: Polimpressos, 2015, p. 119-144.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MADRIL, C. T. C. PROEJA-FIC: um desafio no ato de educar. In: MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016, p. 89-92.
MEC - Ministério da Educação e da Cultura. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Documento Base. Brasília. 2009.
MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016.
OLIVEIRA, A. M. de. A língua estrangeira no PROEJA-FIC e sua relevância. In: MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, 2016, p. 105-108.
ONOFRE, E. M. C.; JULIÃO, E. F. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n1/05.pdf Acesso em: 6 jan. 2020.
RAMOS, M. N. Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissionalizante. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 65-85, jan,/abr., 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11029 Acesso em: 2 jan. 2020.
______; FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, L. Do direito à educação à formação do educador de jovens e adultos. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (orgs). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 273-289.
______; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (orgs). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, nº 39, set/dez, p. 545-554, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf Acesso em: 08 jan. 2020.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TOLOMINI, F. L. Sala de aula: espaço de construção e reconstrução dos sujeitos. In: MÜLLER, Â. D. R. et all. Capacitação de professores e atuação docente em PROEJA-FIC e PROEJA-FIC Prisional no Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria/RS: Instituto Federal Farroupilha, p. 83-84, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).