UNINDO CRITICIDADE, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROJETOS DE MÍDIA-EDUCAÇÃO PARA NOVAS GERAÇÕES

Resumen

A partir de conceitos da mídia-educação e também de características das novas gerações, o presente trabalho apresenta atividades desenvolvidas em uma turma no Ensino Superior com os memes, em duas etapas: leitura crítica e produção midiática. O objetivo foi desenvolver habilidades de criticidade das mensagens midiáticas, no novo cenário de cultura digital participativa. Por meio de técnicas específicas da mídia-educação, foi possível compreender a função da linguagem do meme e seu teor ideológico. Após isso, os alunos tiveram que produzir seus próprios memes, recorrendo a conceitos acadêmicos vistos em sala de aula, e recriando novos textos dentro da dinâmica do ambiente digital. De maneira geral, foi possível unir criatividade, inovação e criticidade, em uma prática colaborativa e ativa de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Doutora em Ciência da Informação. Professora titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT).

Citas

ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ALMEIDA, M. E. B. Apresentação. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Orgs - Lilian Bacich, José Moran .Porto alegre: Penso Editora, 2017.

ARAÚJO, J. X. de. Memes: a linguagem da diversão na internet – análise dos aspectos simbólicos e sociais dos Rage Comics. 2012. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

BAWDEN, D. (2002). Revisión de los conceptos de alfabetización informacional y alfabetización digital. [Information and digital literacy: a review of concepts]. Anales de Documentación, 5, 361-408.

BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009.

BUCKINGHAM, D. Media education – literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2003.

______. The Media Education Manisfesto. Cambridge: Polity Press, 2019.

DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ci. Inf, Brasília, v. 29, n.2, p.37-42, maio/agosto. 2000.

FANTIN, M. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In: Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Götenburg: Nordicon, 2014, v. 1, p. 49-57.

______. Mídia-educação no currículo e na formação inicial de professores. In M. Fantin; P.C. Rivoltella (Orgs.), Cultura Digital e Escola: pesquisa e formação de professores (pp.57- 92). Campinas: Papirus, 2012.

FONTANELLA, F. Bem-vindo a Internets: Os subterrâneos da Internet e a cibercultura vernacular. In: XXXIV Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Recife, 2011.

GONNET, J. Educação e Mídia. São Paulo. Edições Loiola, 2004.

HESMONDHALGH, D. Bourdieu, the media and cultural production. Media, Culture & Society, London, Thousand Oaks e New Delhi, v. 28, n. 2, p.211-231, 2006. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/David_Hesmondhalgh/publication/42790168_Bourdieu_the_Media_and_Cultural_Production/links/55e416c508ae2fac47214439/Bourdieu-the-Media-and-Cultural-Production.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016.

JENKINS, H. et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education For the 21st Century. Chicago: The MacArthur Foundation, 2006.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Orgs - Lilian Bacich, José Moran. Porto Alegre: Penso Editora, 2017.

PAIVA, R.; GABBAY, M. M. Comunicação, crítica e cidadania: releituras teóricas e perspectivas práticas. Revista Debates, v. 4, n.1, p. 78–98, 2010.

SIQUEIRA, A. B. de. Mídia-educação a serviço da cidadania: uma proposta para a formação de assistentes sociais. In MACEDO, Alessandra Xavier Nunes, PIRES, David Ulisses Brasil Simões e ANJOS, Fernanda Alves (org.) Educação para a Mídia – Cadernos de Debate da Classificação Indicativa. Brasília: Ministério da Justiça/ Secretaria Nacional de Justiça, 2014.

SODRÉ, M. O globalismo como neo-barbárie. In: MORAES, Denis de (Org.). Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 21-40.

TAPSCOTT, D. Grown up digital. Nova Jersey: McGraw-Hill, 2008.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Orgs - Lilian Bacich, José Moran. Porto alegre: Penso Editora, 2017.

WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: Unesco, UFMT, 2013. 194 p.

Publicado
2020-04-24