A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO TÉCNICA INTEGRAL

Resumen

O artigo discute os desafios e os avanços na inserção e permanência de alunos surdos em uma escola de educação técnica integral, localizada em São Luís, Maranhão. A educação dos sujeitos surdos é um direito garantido pela legislação vigente e, como forma de assegurar sua efetivação, outros documentos foram elaborados para fomentar adequações nos espaços escolares para atender a esse público. Como metodologia de pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise do Projeto Político Pedagógico para educação inclusiva. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da observação e entrevista com alunos surdos da instituição. Os resultados sugerem que foram conquistados alguns avanços quanto à educação de surdos na instituição, contudo, ainda existem barreiras a superar para que estes tenham acesso a uma educação de qualidade. Espera-se que este estudo ofereça contribuições à proposta de educação de surdos nas escolas, ampliando discussões e aprimorando as práticas cotidianas.

Biografía del autor/a

Marcia Pereira de Sousa, UERN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professora da Educação Especial – Intérprete de Libras da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer – SEEC do estado do Rio Grande do Norte.

Talita de Jesus da Silva Martins, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Pedagoga com Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Educação pela UFMA. Professora do Departamento de Educação II da UFMA. 

Normandia de Farias Mesquita Medeiros, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela UFC, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atualmente professora adjunta II da UERN.

Citas

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Publicado
2021-07-13