EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELA LUDICIDADE
Resumen
O presente trabalho é um relato de experiência vivenciado durante o estágio supervisionado em uma turma de 1º e 2º anos do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Compreendendo o estágio relevante na formação universitária, por possibilitar conhecer os saberes e práticas escolares, bem como permitir um primeiro exercício da docência, este artigo constitui-se em uma reflexão crítica sobre o planejamento de práticas pedagógicas utilizando abordagens lúdicas. Acreditando que aprender é um processo que acontece pela ação do indivíduo, os objetivos eram tornar as aulas mais dinâmicas, estimular o diálogo, a interação e em especial a aprendizagem dos alunos jovens e adultos em processo de alfabetização. Para trabalhar os conteúdos escolares foram propostas atividades como: tangram para identificar e nomear formas geométricas; leituras de imagens subliminares para estimular o raciocínio e a visão crítica na escrita de frases e textos, e um mini mercado foi montado para simular atividades ligadas ao sistema monetário brasileiro. Conclui-se que estudar os conteúdos utilizando as atividades lúdicas foi uma alternativa rica e dinâmica para gerar a postura ativa que os alunos da EJA demonstraram diante dos conhecimentos que pretendia-se que dominassem.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).