EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELA LUDICIDADE
Abstract
O presente trabalho é um relato de experiência vivenciado durante o estágio supervisionado em uma turma de 1º e 2º anos do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Compreendendo o estágio relevante na formação universitária, por possibilitar conhecer os saberes e práticas escolares, bem como permitir um primeiro exercício da docência, este artigo constitui-se em uma reflexão crítica sobre o planejamento de práticas pedagógicas utilizando abordagens lúdicas. Acreditando que aprender é um processo que acontece pela ação do indivíduo, os objetivos eram tornar as aulas mais dinâmicas, estimular o diálogo, a interação e em especial a aprendizagem dos alunos jovens e adultos em processo de alfabetização. Para trabalhar os conteúdos escolares foram propostas atividades como: tangram para identificar e nomear formas geométricas; leituras de imagens subliminares para estimular o raciocínio e a visão crítica na escrita de frases e textos, e um mini mercado foi montado para simular atividades ligadas ao sistema monetário brasileiro. Conclui-se que estudar os conteúdos utilizando as atividades lúdicas foi uma alternativa rica e dinâmica para gerar a postura ativa que os alunos da EJA demonstraram diante dos conhecimentos que pretendia-se que dominassem.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).