PROJETO DE CAPOEIRA E IDEALIZAÇÃO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

Palavras-chave: Escola. Cotidiano. Capoeira.

Resumo

O presente trabalho tem como centralidade as aulas de Capoeira no Ensino Fundamental em uma escola pública da rede estadual. O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições da Capoeira junto à comunidade de Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente optamos pelo Estudo do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos(as) estudantes que participaram do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, modos de agir, mudanças comportamentais, dentre outros. Os resultados revelaram que o Projeto Capoeira promoveu o resgate histórico, facilitou o acesso à cultura corporal de movimento aos participantes, fortaleceu as relações em grupo, contribuiu com a aquisição de valores e ampliou os espaços de sociabilidade da escola. Considerando ser esta, uma pesquisa de campo, o trabalho foi submetido ao Comitê de Ética e aprovado: CAAE 69443417.4.0000.5237.

Biografia do Autor

Alex dos Santos Gorito, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Mestre em Ensino em Ciencias da Saude e do Meio Ambiente pelo Centro Universitario Fundação Oswaldo Aranha). Pos-graduado em Fisiologia do Exercicio Aplicada ao Treinamento de Força pelo Centro Universitario Geraldo Di Biase). Pos-graduado em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (Censupeg). Licenciado e Bacharel em Educação Fisica pelo Centro Universitario Geraldo Di Biase. Professor de Capoeira.

Marcelo Paraiso Alves, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente no  Instituto Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA).

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Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos