COMPETÊNCIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESPECIALIZAÇÃO EM TDIC PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS

Resumen

Este estudo tematiza a necessidade de desenvolvimento da competência digital nos programas de formação inicial e continuada, tendo como  motivação o desafio da formação de profissionais da área de Segurança pública, com vistas a facultar o uso das TDIC de modo crítico e responsável, desfrutando de seu potencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Sob esse cenário, este estudo se propôs a verificar a aderência do curso de Pós-graduação lato sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos e as diretrizes para desenvolvimento das competências digitais, entendidas no âmbito do Quadro Europeu de Referências - DigComp 2.1. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se análise qualitativa, a qual permitiu identificar que todas as cinco áreas de competência que integram o Quadro Europeu de Referência foram contempladas durante o desenvolvimento do curso de Especialização em TIC, bem como verificou-se a intersecção entre os conhecimentos propostos no ementário com os conhecimentos identificados em 17 das 21 competências prevista do quadro. Logo, da convergência verificada, depreende-se alinhamento dos pressupostos formativos da instituição envolvida e as orientações contidas no DigComp 2.1,  bem como destaca a relevância da formação em TDIC para assegurar a preparação para a adaptabilidade e flexibilidade necessárias ao contexto de rápidas transformações na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Angelita Darela Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Linguística e Letras UFSC. Professora visitante no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação – Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC/UFSC.

Natana Lopes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC/UFSC.

Giovani Mendonça Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação - Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC/UFSC.

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento – UFSC. Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação – Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC/UFSC.

Citas

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Publicado
2020-06-04