CRIANÇAS EM PESQUISAS DE ADULTOS

Resumen

O presente artigo busca trazer uma discussão sobre as concepções de infância de ontem e de hoje, o modo como essas mudanças permeiam a ética na pesquisa com crianças e discutir algumas modificações nas pesquisas realizadas com esse segmento. Para tanto, são apresentados os recursos metodológicos utilizados em algumas pesquisas realizadas com e sobre as crianças em diferentes contextos.

Biografía del autor/a

Cristina Carvalho, PUC-Rio

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação-PUC-Rio. Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI) e do Curso de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação não formal, museus, cultura, educação infantil, formação de professores.

Zena Eisenberg , PUC-Rio

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano - The City University of New York (2006). Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: conceitos temporais, pensamento e linguagem, aquisição de linguagem, educação infantil e a infância digitalizada do século XXI.

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Publicado
2021-02-24