CRIANÇAS EM PESQUISAS DE ADULTOS
Abstract
O presente artigo busca trazer uma discussão sobre as concepções de infância de ontem e de hoje, o modo como essas mudanças permeiam a ética na pesquisa com crianças e discutir algumas modificações nas pesquisas realizadas com esse segmento. Para tanto, são apresentados os recursos metodológicos utilizados em algumas pesquisas realizadas com e sobre as crianças em diferentes contextos.
References
ALDERSON, Priscilla. Design in gethical research with children. In: FARREL, A (ed) Exploring ethical research with children. Buckingham: Open University Press, p. 27-36, 2005.
_____. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 419-442, 2005.
BARBOSA, Maria Carmen. A ética na pesquisa etnográfica com crianças: primeiras problematizações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 235-245, jan./jun.2014. Disponível em:
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa Acesso em: 25 nov. 2019.
BERMAN, Gabrielle, HART, Jason, O’MATHÚNA, Dónal, MATTELLONE, Erica, POTTS, Aline, O’KANE, Clare, SHUSTERMAN, Jeremy and TANNER, Thomas. What We Know about Ethical Research Involving Children in Humanitarian Settings: An overview of principles, the literature and case studies, Innocenti Working Paper No. 2016-18, UNICEF Office of Research, Florence, 2016.
BIBIAN, Simone. Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX. 2017, 167 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói RJ. 2017.
CARVALHO, Cristina. Quando a escola vai ao museu. Campinas, SP: Papirus, 2016.
CORSARO, WILIIAN. Interpretive Reproduction in Children’s Peer Culture. Social Psychology Quarterly. 55: p. 160–77, 1992.
COSTA, Vitor Hugo Loureiro Bruno; LANDIM, Ilana Camurça; BORSA, Juliane Callegaro. Aspectos éticos das pesquisas em psicologia: vulnerabilidade versus proteção. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 18, n. 2, p. 16-26, 2017. Disponível em
DOMINGUES, Perola Gabriela de Barros Fernandes. Coletivos parentais na cidade do Rio de Janeiro: experiências familiares na educação infantil. 2019. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação). Departamento de Educação. PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2019.
EISENBERG, Zena et al. O tempo na creche. In: VASCONCELLOS, Vera & EISENBERG, Zena. As muitas faces de uma creche: pesquisas acadêmicas na educação infantil. Curitiba: CRV, p. 105-128, 2016.
EISENBERG, Zena et al. (orgs.). Temas em desenvolvimento humano e educação. Curitiba: CRV, 2017.
FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 66, p. 759-779, set. 2016. Disponível em
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216639.
FLEWITT, Rosie. Conduct in gresearch with young children: some ethical considerations, Early Child Development and Care, 175:6, 553-565, DOI: 10.1080/03004430500131338, 2005.
GARCEZ, Andréa, DUARTE, Rosália & EISENBERG, Zena. Produção e análise de vídeogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, 37(2), p. 249-261, 2011.
GUERRIERO, Iara Coelho Zito; MINAYO, Maria Cecilia. A aprovação da Resolução CNS nº 510/2016 é um avanço para a ciência brasileira. Saúde soc., São Paulo, v. 28, n. 4, p. 299-310, Dec. 2019. Available from
JAMES, Allison & PROUT, Alan. Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporary Issues in the Sociological Study of Childhood. 2nd edition. Basin-
gstoke: Falmer Press, 1997.
KRAMER, Sonia. Des/acertos, silêncios e conflitos éticos: o que você faz com os resultados da sua pesquisa? In: KRAMER, Sonia et al. Ética: pesquisas e práticas com crianças na educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2019.
KRAMER, Sonia, NUNES, Maria Fernanda & CARVALHO (ogs.) Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas/SP. Papirus, 2014.
LAGE, Livia Larisse Lima. Fios que conectam docência e Infância: o papel da experiência estética. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação). Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2018.
LOPES, Thamiris Bastos. Outras formas de conhecer o mundo: Educação Infantil em Museus de Arte, Ciência e História. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Educação). Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2019.
LYRA, Janete T. de. "Eu nunca acho que sei o suficiente". Quem são e o que fazem as professoras-referência? Tese (Doutorado em Educação). Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2014.
MARTINS, Jacqueline Sobral Mesquita. Adultos, smartphones e crianças pequenas: um estudo sobre famílias midiatizadas. 2018. 173f. Tese (Doutorado em Educação). Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2018.
MELO. Rogério Zaim de. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma Escola das Águas. 2017. 141f. Tese (Doutorado em Educação). Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2017.
PADILHA, Maria Itayara, RAMOS, Flavia Regina, BORENSTEIN, Miriam, MARTINS, Cleusa Rios. A responsabilidade do pesquisador ou sobre o que dizemos acerca da ética em pesquisa. Texto Contexto Enferm. Jan-Mar; 14(1): 96-105, 2005.
PEREIRA, Luiz Miguel. Teatro com bebês, enunciações e vivências. Encontros da arte com a vida. 2018. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2018.
POWELL, Mary Ann, FITZGERALD, Robyn, TAYLOR, Nicola, & GRHAHAM, Anne. International Literature Review: Ethical Issues in Undertaking Research with Children and Young People (Literature review for the Child watch International Research Network). Lismore: Southern Cross University, Centre for Children and Young People / Dunedin: University of Otago, Centre for Research on Children and Families, March, 2012.
RESINENTTI, Priscila Matos. Dimensões da qualidade educacional na rede municipal do Rio de Janeiro: entre as formações acadêmica e cultural - o Projeto Escola e Museu. 2017. 224f. Tese (Doutorado em Educação). Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2017.
SANTOS, Maria Emília Tagliari. Bebês no Museu: Processos, Relações e Descobertas. 2017. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação). Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2017.
SCRAMINGNON, Gabriela Barreto da Silva. Ser criança, ser adulto, ser professor: encontros, diálogos e desvios com crianças de seis a dez anos. 2017. 167f. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação). Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2017.
SIROTA, Régine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, no.112, mar. p. 7-31, 2001.
SMYTH, RL & WEINDLING, AM. Research in children: ethical and scientific aspects. The Lancet. Paediatrics. Sep; Vol 354, p. 21-24, 1999.
THOMAS, Nigel & O'KANE, Claire. The Ethics of Participatory Research with Children. Children & Society. 12. 336 - 348. 10.1111/j.1099-0860.1998.tb00090.x, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).