ALFABETIZAÇÃO INFANTIL: BARREIRAS ENCONTRADAS POR ALUNOS SURDOS NO ENSINO

  • Rosy Mikaely Gomes Alencar UNITINS
  • Silvania Marinho Silva Faculdade Integrada de Araguatins- FAIARA
Palavras-chave: Barreiras. Alunos Surdos. Inclusão. Ensino Regular. Ensino/ Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem do estudante surdo na educação infantil. O tema é considerado relevante, pois discute os desafios da inserção desses estudantes no ensino regular. A realidade educacional tem conquistas significativas direcionadas a essas pessoas, frisando aqui a inclusão na escola. É pertinente elencar que as ações se materializam com grandes fragilidades, apresentando distanciamento com o que está proposto, ou seja, não condiz totalmente com a prática, pois há uma série de limitações envolvendo os diversos métodos pedagógicos de ensino, fazendo com que esses indivíduos não desenvolvam de forma satisfatória seu potencial ao longo da vida. Ao observar a legislação brasileira destinada às pessoas com surdez, percebe-se o direito teoricamente reconhecido, a exemplo tem-se a Língua Brasileira de Sinais. Utilizamos como pressupostos metodológicos a revisão bibliográfica, norteada a uma discussão teórica em relação aos desafios enfrentados por esses sujeitos na prática escolar.

Biografia do Autor

Rosy Mikaely Gomes Alencar , UNITINS

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professora e tradutora/ Intérprete de Libras no Colégio da Polícia Militar VI (CPM). Professora de Libras na Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA).

Silvania Marinho Silva , Faculdade Integrada de Araguatins- FAIARA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins- FAIARA (2019).

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Publicado
2021-05-04