DELINEANDO POSICIONAMENTOS DE GÊNERO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE OFICINAS DE BRINCADEIRAS

Palavras-chave: Educação Infantil. Pesquisa com crianças. Gênero. Oficina.

Resumo

O presente artigo discute posicionamentos de gênero construídos por crianças de 4, 5 e 6 anos em contexto de educação infantil, a partir da utilização de uma estratégia metodológica denominada de “oficina”. É dado destaque a duas oficinas de brincadeiras temáticas, nas quais as crianças foram divididas em dois grupos de gênero e lhes foi apresentada a proposta de brincarem de família com personagens masculinos e femininos tais como pai, mãe, filho e filha. Tal estratégia mostrou-se relevante para evidenciar e compreender como meninos e meninas se posicionam diante de uma situação que demanda a assunção de um papel social ligado a um gênero oposto àquele com o qual se identificam. Constatou-se diversas estratégias utilizadas pelas crianças, sobretudo pelos meninos, para não assumir o papel do gênero oposto, indicando negociações de sentidos sobre o masculino e o feminino que atuam no processo de construção de suas identidades de gênero.

Biografia do Autor

Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutoranda em Educação (2018/2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL), na linha de pesquisa Educação, Culturas e Currículos. Mestra em Educação (2015) pelo PPGE/UFAL, na linha de pesquisa Processos Educativos. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - EGDE (2016), pela Universidade Federal de Alagoas. Pedagoga licenciada pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Membro do grupo de pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH - UFAL). Tem experiência na área de medidas socioeducativas em meio fechado, atuando com formação e qualificação profissional de servidores, assessoria de projetos e planejamento estratégico institucional. Atuou como professora substituta no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas no ano de 2018, nas disciplinas: Fundamentos da Educação Infantil, Saberes e Metodologias da Educação Infantil I e Saberes e Metodologias da Educação Infantil II. Possui experiência em formação de professores no âmbito do Programa Nacional de Alfabetização na Idade certa (PNAIC). Possui experiência como educadora e coordenadora pedagógica em projetos e programas de formação e qualificação profissional de jovens e de mulheres em situação de vulnerabilidade. Foi tutora do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (parceria UFAL/ MEC. Ano: 2014). Tem experiência como pesquisadora na área de Educação com ênfase em Educação Infantil, atuando nos seguintes temas: educação e gênero, identidades de gênero, cultura de pares, sociologia da infância, formação de professoras/es da educação infantil. 

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997), Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), Especialização na abordagem educativa High/Scope pela High/Scope Educational Research Foundation (1992), graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto (1979). É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade e Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa "Educação Infantil e Desenvolvimento Humano". É membro do conselho consultivo da Revista Pátio Educação Infantil e membro do Conselho editorial das revistas Poesis (UNISUL), Zero-a-seis (UFSC) e Olhares (Unifesp). Especialista em educação infantil, atua em uma ampla gama de interesses tais como: políticas integradas de cuidado e educação infantil, representações sociais, abordagens curriculares (High/Scope, Reggio Emilia, pedagogia dos países escandinavos, Movimento da Escola Moderna Português), profissionalismo e formação do/a profissional da educação infantil, pesquisa com crianças e cultura de pares. 

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Publicado
2021-02-24