DELINEANDO POSICIONAMENTOS DE GÊNERO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE OFICINAS DE BRINCADEIRAS
Abstract
O presente artigo discute posicionamentos de gênero construídos por crianças de 4, 5 e 6 anos em contexto de educação infantil, a partir da utilização de uma estratégia metodológica denominada de “oficina”. É dado destaque a duas oficinas de brincadeiras temáticas, nas quais as crianças foram divididas em dois grupos de gênero e lhes foi apresentada a proposta de brincarem de família com personagens masculinos e femininos tais como pai, mãe, filho e filha. Tal estratégia mostrou-se relevante para evidenciar e compreender como meninos e meninas se posicionam diante de uma situação que demanda a assunção de um papel social ligado a um gênero oposto àquele com o qual se identificam. Constatou-se diversas estratégias utilizadas pelas crianças, sobretudo pelos meninos, para não assumir o papel do gênero oposto, indicando negociações de sentidos sobre o masculino e o feminino que atuam no processo de construção de suas identidades de gênero.
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