LEITURAS DE TEXTOS DE GREVE: DIÁLOGOS E DISTINÇÕES

  • Ercilene Maria de Souza Vita Faculdade de Educação da USP

Resumo

Este artigo analisa excertos de textos escritos  por dois dos pólos da greve de estudantes e trabalhadores da Universidade de São Paulo, realizada no primeiro semestre do ano de 2016. Tendo como metodologia o paradigma indiciário de Ginzburg, a Análise de Discurso via Pêcheux e conceitos da retórica de Aristóteles estuda alguns dos movimentos textuais e de sentido verificados ao longo da leitura desses textos. Também estuda as diferentes posições dos enunciadores desses textos que, por força de suas diversas condições de produção, acabam estabelecendo um diálogo que se verifica, em alguns momentos,  especular e, em outros momentos, bastante diferenciado.


Biografia do Autor

Ercilene Maria de Souza Vita, Faculdade de Educação da USP
Sou formada em Direito e Letras (português e francês). Tenho Mestrado em Linguagem e Educação pela FEUSP e sou doutoranda pela mesma instituição, também em Linguagem e Educação. Meu orientador é o professor Valdir Heitor Barzotto. Tenho alguns textos publicados no Brasil, sobretudo com meu  grupo de pesquisa (o GEPPEP-FEUSP) e um texto publicado na França (Revista Repères).

Referências

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Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos