AJUDA SABERMOS A ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE?

  • Joana Grant COOPLEM – Brasília-DF
  • Mirelle da Silva Freitas IFTO – Campus Palmas

Resumo

Este estudo busca analisar a abordagem de um aprendente de português língua estrangeira (PLE) americano que, após assistir a um programa de televisão sobre o pantanal brasileiro – aos sete anos, decidiu aprender o português. Essa história de vida foi levantada com base em relatos do participante e explorada à luz dos princípios teóricos discutidos por autores como Almeida Filho, Prabhu, Unternbäumen e Araújo. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter interpretativista, de acordo com os estudiosos Freebody e Moura Filho.

Biografia do Autor

Joana Grant, COOPLEM – Brasília-DF
Professora Joana Grant é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília e  Professora de língua inglesa na Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna – Cooplem Idiomas (Brasília), morou e trabalhou como tradutora para a polícia como official do governo local, na Inglaterra por quase 15 anos. Tem licenciatura plena em Letras, inglês e respective literaturas pelo Centro de Ensino Unificado de Brsília, (CEUB), tem diploma de especialização em tradução e interpretação com especialização em direito inglês e português, pelo Insitutoto de Línguistas, Londres e tem  diploma de pós-graduação em Justiça Criminal pela Universidade de Leiceste . A autora defende - em nome da ciência - a importância do ensino de línguas e a valorização dos professores não-nativos de língua estrangeira, e urge que o Governo Brasileiro invista mais recursos no ensino de língua estrangeira no Brazil, pois cientistas e pesquisadores precisam ter sólido conhecimento de uma ou mais língua estrangeira para fomenter a ciência. Entende também, que os professores de língua estrangeira precisam ter pleno domínio  do idioma que ensinam, por ser imperativo ensinar seus alunos e alunas não apenas a aprender, mas adquirir a língua que estudam. Com esta visão, a autora apresentou um recorte de sua dissertação no Simposium de Línguas, Liguística, Literatura e Educação (ISLE) 2016,  no Forum de Educação Superior,  Okinawa, Japan, com o título, O perfil de oralidade dos professores não-nativos: Um estudo realizado em Brasília, Capital do Brasil.
Mirelle da Silva Freitas, IFTO – Campus Palmas
Cursa doutorado em Línguística pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2013), graduação em Letras - Português Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade do Tocantins (2011), especialização em Metodologia Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela Universidade de Rio Verde (2005) e graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins. Tem experiência na área de Letras e Linguística Aplicada, atuando principalmente com ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas e metapesquisa.

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Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos