AJUDA SABERMOS A ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE?
Abstract
Este estudo busca analisar a abordagem de um aprendente de português língua estrangeira (PLE) americano que, após assistir a um programa de televisão sobre o pantanal brasileiro – aos sete anos, decidiu aprender o português. Essa história de vida foi levantada com base em relatos do participante e explorada à luz dos princípios teóricos discutidos por autores como Almeida Filho, Prabhu, Unternbäumen e Araújo. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter interpretativista, de acordo com os estudiosos Freebody e Moura Filho.
References
ALENCAR, E.B.A. A Importância da História do Brasil para Compreender a Trajetória do Ensino de Línguas no País. In: Revista HELB. Brasília: UnB. V. 3 n. 3, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 mar, 2014.
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões Comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.
______. Linguística Aplicada Ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes, 2005.
ANTHONY, E. M. Approach, Method and Technique. In: English Language Teaching Journal, 1963. Vol. 17 pp. 63-67.
CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. In: Applied Linguistics. Vol. 1, nº 1, 1980 pp. 1-47.
CASTRO, F.T.; GRANT, J.; ARAÚJO, M.L. A Experiência de Aprender Português dentro e fora do Brasil. Análise do Relato de um Aprendente Belga. In: Revista SIPLE. Brasília: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Ano 3 V. 1 n. 1, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 dez, 2013.
FREEBODY. P. Qualitative research in education: interaction and practice. London: Sage, 2003. pp. 74-89.
FREITAS, M.S. Daquilo que sabemos: pesquisa metateórica sobre abordagem de ensino de línguas. Brasília, 2013 111p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Universidade de Brasília, 2013.
GLOSSA. Glossário de Linguística Aplicada. Página eletrônica: <http://www.sala.org.br/index.php/a-167>. Acesso em: 18 maio, 2014.
KRASHEN, S.D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Cap. 2. New York: Prentice Hall International, 1982. cap. 2, p. 9-56.
MORAES, A.S. Pecuária e Conservação do Pantanal: análise econômica de alternativas sustentáveis – o dilema entre benefícios privados e sociais. Recife, 2008 265p. Tese (Doutorado em Economia). Universidade Federal de Pernambuco, 2008.
PRABHU, N.S. O Esforço do Aprendiz na Sala de Aula de Língua. Traduzido por José Carlos Paes de Almeida Filho, concluída em novembro de 2013 a partir de contribuições iniciais de Zenaide Moschini Granini e Gislaine Botezelli Franzini em 2004. In: SADTANI, E. Language Acquisition and the Second/Foreign Language Classroom. RELC, Singapore, 1991.
SANTOS, L.I.S. Crenças acerca da inclusão da língua inglesa nas séries iniciais: quanto antes melhor? Cuiabá, MT. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso, 2005. 230 p.
SANTOS, V.A. O ABC do Português: Ensino do Português Como Língua de Herança nos Estados Unidos. in: Revista SIPLE. Brasília: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Ano 2 V. 1 n. 1, 2011. Disponível em: www.siple.org.br. Acesso em: 22 de dezembro de 2013.
SAVIGNON, S. J. Communicative language teaching: state of the art. In: Tesol Quarterly. Vol. 25, n. 2, 1991. pp. 261-277.
UNTERNBÄUMEN, E. H.; ARAÚJO, A. C. N. Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo. In: Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, 2010. pp. 80-101.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).