ESTUDO DA CONJUNÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Aline Dias da Silva
  • Wilson Mota da Rocha Universidade Federal do Tocantins

Resumen

O livro didático é de extrema importância para o trabalho do professor, portanto é imprescindível saber manuseá-lo e avaliá-lo conforme orientações presentes em diretrizes oficiais e em referenciais teóricos. Neste artigo, objetivamos investigar o livro didático Buriti Mais Português, 5° ano. Como fundamentação teórica, utilizamos os conceitos de análise linguística (SILVA, 2011) e (PILATI, 2017) e de conjunção (BECHARA, 2002). Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa documental, orientada pela abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que as atividades didáticas sobre a classe morfológica das conjunções se caracterizam pelo enfoque epilinguístico, estando, portanto, de acordo com as diretrizes curriculares vigentes (BRASIL, 2018).

Biografía del autor/a

Aline Dias da Silva

Graduanda em Pedagogia, 6º Período, Universidade Federal do Tocantins/Palmas.

Citas

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000.

BRASIL. Portaria nº 30, de 15 de agosto de 2018. Divulga resultado final do Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2019 - Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 132, n. 158, p. 12, 16 ago. 2018. Seção I.

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Publicado
2020-02-04