O QUE HÁ DO OUTRO LADO? A GESTÃO DA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS

Resumen

Este estudo trás um recorte da pesquisa de dissertação intitulada O que há do outro lado? A gestão da transição da educação infantil para os anos iniciais.  Que teve como objetivo Compreender as significações sobre a escola de educação infantil e de anos iniciais. A pesquisa foi realizada em duas escolas, que são separadas apenas por um muro. Os referenciais teóricos que norteiam este trabalho decorrem, dentre outros, dos estudos realizados por Motta (2013), Barbosa e Delgado (2012) e Rocha e Kramer (2012). Através da pesquisa pode-se perceber que as professoras e coordenadoras compreendem a infância de diferentes formas. Percebemos também que a partir dos encontros formativos e da integração que o processo de transição, antes não percebido na escola pode alcançar mais visibilidade nos dois contextos educativos, e que por meio da voz das crianças pode-se perceber suas expectativas e desafios durante seu processo de transição. 

Biografía del autor/a

Joceane da Silva Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Gestão Educacional pela UFSM, Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional, professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação - UFSM - Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Coordenadora do NEPEI/UFSM (Núcleo de Estudos e Investigação em Educação e Infância/UFSM) Membro do Grupo de Pesquisa FILJEM (Filosofia Cultura e Educação).

Citas

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Publicado
2021-04-29