O QUE HÁ DO OUTRO LADO? A GESTÃO DA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
Abstract
Este estudo trás um recorte da pesquisa de dissertação intitulada O que há do outro lado? A gestão da transição da educação infantil para os anos iniciais. Que teve como objetivo Compreender as significações sobre a escola de educação infantil e de anos iniciais. A pesquisa foi realizada em duas escolas, que são separadas apenas por um muro. Os referenciais teóricos que norteiam este trabalho decorrem, dentre outros, dos estudos realizados por Motta (2013), Barbosa e Delgado (2012) e Rocha e Kramer (2012). Através da pesquisa pode-se perceber que as professoras e coordenadoras compreendem a infância de diferentes formas. Percebemos também que a partir dos encontros formativos e da integração que o processo de transição, antes não percebido na escola pode alcançar mais visibilidade nos dois contextos educativos, e que por meio da voz das crianças pode-se perceber suas expectativas e desafios durante seu processo de transição.
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