PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS
Resumen
O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise de como são tratadas as questões ambientais no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Colinas do Tocantins. Para isso foi necessário fazer o levantamento do conhecimento e das práticas dos alunos relacionadas ao meio ambiente. O confronto entre esses conhecimentos das práticas e as teorias aplicadas na escola, visando a construção de sujeitos conscientes dos seus papeis sociais. O trabalho foi desenvolvido a partir de dois questionários que abordaram os temas relacionados à Educação Ambiental no âmbito escolar.
Citas
CARVALHO, Isabel C. M. Educação Ambiental: A formação do Sujeito Ecológico. São Paulo. Cortez.2004
GUERRA, R. T.; GUSMÃO, C. R. C. A implantação da Educação Ambiental numa escola pública de ensino fundamental: teoria vsprática. João Pessoa: Anais do Encontro Paraibano de Educação Ambiental 2000 – Novos tempos. 8-10/11/2000. CD-ROM da REA/PB
GUSMÃO, A.C. Sítio Ambiental. Disponível em: www.sitioambientalhp.cjb.net Acessado em 2 de outubro de 2002.
HERNÁNDEZ, B.; HIDALGO, M. C. Actitudes y creenciashaciaelmedio ambiente. In: ARAGONÉS, J. I.; AMÉRIGO, M. (Orgs.), Psicologia ambiental. Madrid: Pirâmide, 1998. pp.281-295.
KRASILCHIK, M. Educação Ambiental na escola brasileira – passado, presente e futuro. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 38, n. 12, p. 1958-1961, 1986.
RODRIGUES, Luciano Dadia. Conhecimentos e Ressignificação: a prática pedagógica em educação ambiental. In: Educação Ambiental e complexidades entre pensamentos e ações.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).