PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS

Abstract

O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise de como são tratadas as questões ambientais no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Colinas do Tocantins. Para isso foi necessário fazer o levantamento do conhecimento e das práticas dos alunos relacionadas ao meio ambiente. O confronto entre esses conhecimentos das práticas e as teorias aplicadas na escola, visando a construção de sujeitos conscientes dos seus papeis sociais. O trabalho foi desenvolvido a partir de dois questionários que abordaram os temas relacionados à Educação Ambiental no âmbito escolar.

Author Biography

Israel de Paula Maia, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Mestre em Geografia (UFT). Graduado em Geografia (UFT). Professor no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

References

BAGGIO, André e BARCELOS, Valdo (org.). Porto Alegre: EDUNISC, 2008.

CARVALHO, Isabel C. M. Educação Ambiental: A formação do Sujeito Ecológico. São Paulo. Cortez.2004

GUERRA, R. T.; GUSMÃO, C. R. C. A implantação da Educação Ambiental numa escola pública de ensino fundamental: teoria vsprática. João Pessoa: Anais do Encontro Paraibano de Educação Ambiental 2000 – Novos tempos. 8-10/11/2000. CD-ROM da REA/PB

GUSMÃO, A.C. Sítio Ambiental. Disponível em: www.sitioambientalhp.cjb.net Acessado em 2 de outubro de 2002.

HERNÁNDEZ, B.; HIDALGO, M. C. Actitudes y creenciashaciaelmedio ambiente. In: ARAGONÉS, J. I.; AMÉRIGO, M. (Orgs.), Psicologia ambiental. Madrid: Pirâmide, 1998. pp.281-295.

KRASILCHIK, M. Educação Ambiental na escola brasileira – passado, presente e futuro. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 38, n. 12, p. 1958-1961, 1986.

RODRIGUES, Luciano Dadia. Conhecimentos e Ressignificação: a prática pedagógica em educação ambiental. In: Educação Ambiental e complexidades entre pensamentos e ações.
Published
2023-09-20
Section
Artigos