LEITURA LITERÁRIA: UM PASSEIO NOS DIÁRIOS DE LEITURA DO CONTO PASSEIO NOTURNO I DE RUBEM FONSECA

  • Edleide Santos Roza Universidade Federal de Sergipe
  • Lucas Santos Silva Universidade Federal de Sergipe

Resumen

Na escola, o conhecimento da literatura deve estar centrado mais na leitura da obra literária do que no ensino sobre a literatura. Este escrito enseja apresentar os resultados da leitura literária do conto Passeio Noturno I, de Rubem Fonseca, efetivada no Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, na Colônia 13, em Lagarto, estado de Sergipe, na turma do 3º ano do ensino médio, composta por 20 alunos. A proposta de intervenção visou realizar a leitura do conto aludido, observando como o diário de leitura concorreria para sua efetivação. Este instrumento foi muito bem acolhido pelos alunos que escreveram, durante o processamento da leitura, de modo informal, suas impressões sobre o texto lido, favorecendo a posterior discussão das ideias e a construção dos sentidos veiculados pelo texto. Constatou-se que o diário colabora para uma prática leitora efetivamente social e que o texto literário tem sua primazia em sala de aula. 

Biografía del autor/a

Edleide Santos Roza, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe.

Lucas Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado
2020-02-04