CURRÍCULO E UNIVERSIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO

  • Edimária Vasconcelos da Silva Faculdade ITOP
  • Soraia Maria Tomaz ITOP

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi identificar se os professores dos cursos de graduação em Pedagogia e Letras estão preparados para trabalhar com a educação inclusa e se durante a sua graduação tiveram disciplinas voltadas ao ensino especial na sua grade curricular. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso e coleta de dados (aplicação de questionários). O estudo foi realizado com professores, sendo eles, Universitários e docentes do Ensino Fundamental residentes no município de Palmas  TO, egressos das Universidades do estado do Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pará e Tocantins. Esta pesquisa possibilitou uma maior clareza em relação à necessidade de preparação dos professores para lidar com alunos com deficiência. Para dar subsidio ao estudo proposto, utilizaram-se pesquisas bibliográficas fundamentadas nos seguintes autores: Mantoan (1997 e 2003), Meirieu (2002), Saviani (2003), Laplane (2004), Vitaliano (2007), Mendes (2004), Bueno (1999) e LDB (1996). A escola regular tem um papel fundamental para uma mudança decisiva do ponto de vista da inclusão. Portanto, para se efetivar de fato é necessário que seus profissionais, se reconheçam como agentes capazes de mudar a realidade da prática pedagógica repetitiva, do currículo mecânico, da avaliação classificatória e excludente e da construção do projeto político pedagógico fora da realidade da escola. No entanto para que a inclusão aconteça, não basta permanecer confiável na legislação, mas precisa de transformações práticas intensas no sistema de ensino.

Biografía del autor/a

Edimária Vasconcelos da Silva, Faculdade ITOP
Graduação em Pedagogia pela Faculdade ITOP
Soraia Maria Tomaz, ITOP
Formada em Educação Física.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais, orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC, SEESP, 2004.

_______, Educar na Diversidade. Módulo 2: o enfoque da educação inclusiva. Brasília: 2005.

_______, MEC, CNE/CEB. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB n° 2, de 11/09/2001.

_______, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

_______, Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.

BUENO, J.G.S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira de Educação Especial, n.3, p. 12, 1999.

CNBB. Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. Texto Base da Campanha da fraternidade 2006. São Paulo: Editora Salesianos, 2005.

COLL, César. (1999) Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar; tradução de SCHILLING, Cláudio; revisão técnica de DEHENZELIN, Monique. 4. ED. Ática.

FREITAS, S.N. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In: Rodrigues (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

LAPLANE, A.L.F. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. In: GÓES, M.C.R.; LAPLANE, A.L.F. (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér (2003) I inclusão Escolar, O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna. (Col. Cotidiano escolar).

_________, M.T. E. Todas as crianças são bem vindas à escola. [Campinas]: UNICAMP, [2000]. Texto mimeografado.

_________, Maria Teresa Eglér. A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon. Editora SENAC, 1997.

MENDES, E. G. Construindo um “lócus” de pesquisas sobre inclusão escolar. In: MENDES, E.G; ALMEIDA, M. A; WILLIAMS, L. C. de. Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EDUFSCAR, pp.221-230, 2004.

MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Parecer CNE/CEB nº 4/1998, aprovado em 29 de janeiro de 1998

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

REVISTA Inclusão: R. Educ. esp., Brasília, v. 4, n. 1, p. 51-58, jan./jun. 2008.

SAVIANI, N. Currículo - um grande desafio para o professor. Revista de Educação (Lisboa), São Paulo, p. 35-38, 2003.

RIBEIRO, Rosa Maria Barros. Diversidade Cultural no currículo e nas práticas educativas. In: SALES, José Albio Moreira de Sales, BARRETO, Marcília Chagas, NUNES, João Batista 150 Carvalho, NUNES, Ana Ignêz Belém Lima, FARIAS, Isabel Maria Sabino de, MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva (or). Formação e práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2007. p. 2009-219.

SAVIANI, N. Currículo - um grande desafio para o professor. Revista de Educação (Lisboa), São Paulo, p. 35-38, 2003.

SCHEFFLER, I. University scholarship and the education of teachers.TeachersCollegeRecord, 1968. (Livro Traduzido para o Português).

VILLA, j. S. Thousand, w. Stainback e s. Satinback - reestructuring for caring and effective education: na administrators guide to creating heterogeneous schools. Baltimore, paul h. Brookes, 1990.

Publicado
2016-09-29