CURRÍCULO E UNIVERSIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi identificar se os professores dos cursos de graduação em Pedagogia e Letras estão preparados para trabalhar com a educação inclusa e se durante a sua graduação tiveram disciplinas voltadas ao ensino especial na sua grade curricular. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso e coleta de dados (aplicação de questionários). O estudo foi realizado com professores, sendo eles, Universitários e docentes do Ensino Fundamental residentes no município de Palmas TO, egressos das Universidades do estado do Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pará e Tocantins. Esta pesquisa possibilitou uma maior clareza em relação à necessidade de preparação dos professores para lidar com alunos com deficiência. Para dar subsidio ao estudo proposto, utilizaram-se pesquisas bibliográficas fundamentadas nos seguintes autores: Mantoan (1997 e 2003), Meirieu (2002), Saviani (2003), Laplane (2004), Vitaliano (2007), Mendes (2004), Bueno (1999) e LDB (1996). A escola regular tem um papel fundamental para uma mudança decisiva do ponto de vista da inclusão. Portanto, para se efetivar de fato é necessário que seus profissionais, se reconheçam como agentes capazes de mudar a realidade da prática pedagógica repetitiva, do currículo mecânico, da avaliação classificatória e excludente e da construção do projeto político pedagógico fora da realidade da escola. No entanto para que a inclusão aconteça, não basta permanecer confiável na legislação, mas precisa de transformações práticas intensas no sistema de ensino.
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