Atuação na sala de aula com a Língua Portuguesa: ensino da Gramática
Resumen
Este artigo traz uma discussão sobre a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa e o enfoque dado ao ensino da gramática. Surgiu da observação de aulas nos últimos anos do Ensino Fundamental e nos Ensino Médio, em que muitos docentes ainda fazem uso somente do livro didático pela escola, seguem-no do primeiro ao último capítulo, fazem uso das atividades que ali estão dispostas. A maioria deles têm medo de ousar, de criar seu próprio material didático, de utilizar os textos produzidos no discurso do dia a dia, tornando-os objetos de análise para poder apresentar a língua em situações sociais de uso, com as interferências de variáveis comuns na estrutura do discurso.
Citas
ALMEIDA FILHO, J.C.P. O ensino de línguas no Brasil de 1979. E agora? Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v.1, n.1. , 2001.
BAKHTIN, M. Marxixmo e filosofia da linguagem. São Paulo: HICITEC, 1981.
MUSSULIN, Fernanda & BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2004.
PERINI, Mario A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000.
RODRIGUES, N. Por uma escola nova: do transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, 1985.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).