Atuação na sala de aula com a Língua Portuguesa: ensino da Gramática
Abstract
Este artigo traz uma discussão sobre a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa e o enfoque dado ao ensino da gramática. Surgiu da observação de aulas nos últimos anos do Ensino Fundamental e nos Ensino Médio, em que muitos docentes ainda fazem uso somente do livro didático pela escola, seguem-no do primeiro ao último capítulo, fazem uso das atividades que ali estão dispostas. A maioria deles têm medo de ousar, de criar seu próprio material didático, de utilizar os textos produzidos no discurso do dia a dia, tornando-os objetos de análise para poder apresentar a língua em situações sociais de uso, com as interferências de variáveis comuns na estrutura do discurso.
References
ALMEIDA FILHO, J.C.P. O ensino de línguas no Brasil de 1979. E agora? Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v.1, n.1. , 2001.
BAKHTIN, M. Marxixmo e filosofia da linguagem. São Paulo: HICITEC, 1981.
MUSSULIN, Fernanda & BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2004.
PERINI, Mario A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000.
RODRIGUES, N. Por uma escola nova: do transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, 1985.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).