É NECESSÁRIO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES
Resumen
O presente estudo apresenta uma investigação documental que tem como fonte de pesquisa cadernos de três alunos de três escolas diferentes no estado do Paraná, originária de um Trabalho de conclusão de Curso de Pedagogia. O objetivo desse trabalho é discutir a concepção de matemática apresentada nos cadernos do último ano de ensino da Educação Infantil, ou seja, do Infantil V, pretendendo revelar como vem sendo conduzida a formação da criança em relação aos conhecimentos matemáticos. Inicialmente discutiremos a função, objetivos e encaminhamentos pedagógicos presentes na educação infantil. Posteriormente, refletiremos sobre o porquê ensinar matemática na educação infantil pensando na formação humana. Por fim, analisamos os dados coletados mostrando o que nos revelam os cadernos sobre o ensino de matemática a partir dos três blocos de conteúdos propostos para a Educação Infantil: Números e Sistema de numeração; Grandezas e Medidas e Espaço e Forma. Esperamos com esse trabalho evidenciar possibilidades para a organização do ensino de matemática considerando as especificidades do desenvolvimento das crianças pequenas.
Citas
ARAÚJO, E. S. Matemática e Infância no "Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil": um olhar a partir da teoria histórico-cultural. Zetetiké, Campinas, v. 18, n. 33,p.137-171, jan./jun. 2010.
ARCE, A. Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p.107-119, maio/jun./jul./ago. 2002.
BRASIL, Lei nº. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Ministério da Educação e do Desporto, 1996.
______, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:
Ministério da Educação e Cultura/Secretária da Educação Fundamental, 1998a, v.1.
______, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:
Ministério da Educação e Cultura/Secretária da Educação Fundamental, 1998b, v.3.
CEDRO, W. L.; MOURA, M. O. de. Uma Perspectiva Histórico-Cultural Para O Ensino De Álgebra: O Clube De Matemática Como Espaço De Aprendizagem. Zetetiké, Campinas, v. 15, n.1, p.37-56, jan./jun. 2007.
ELKONIN, D. B. Característica general del desarrollo psíquico de los niños. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSHTEIN, S. L.;TIEPLOV, B. M. Psicología. México: Grijalbo, p. 493-503, 1969.
KRAMER, S. O papel social da Educação Infantil. Textos do Brasil Ministério das Relações Exteriores, Brasília, p. 45-49. 2000.
LARA, A. M. B.; SHIMADA, N. M. A função da Educação Infantil na Sociedade Contemporânea Brasileira. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas – História, Sociedade e Educação no Brasil, Campinas, 2006.
LEONTIEV, A. R. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
MACEDO, V. C. MORAES, S. P. G. Educação Infantil e o Ensino de Matemática: Refletindo as práticas de ensino em seu processo inicial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, 2012.
MOURA, M. O. Matemática na Infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Alfragide: Gailivro, p.39-64, 2007.
MOURA, M. O.; et al. Atividade Orientadora de Ensino. Diálogo Educação, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010.
MOYA, P.T. Princípios para a organização do ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental.2015.167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.
NEVES, Rita de Araújo ; DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v.1, n.2, p.1-10, 2006.
NOGUEIRA, G. G. dos S. Interações e Brincadeiras Na Educação Infantil: o lúdico contribuindo com o desenvolvimento das crianças. Eventos Pedagógicos, v.6, n.4, p. 161-170, nov./dez. 2015.
SERRÃO, M. I. B.; et al. Relações entre Educação Infantil e Conhecimento Matemático. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Anais do XVI ENDIPE, Campinas: UNICAMP, 2012, p. 1912- 1923.
VIGNOTO, Juliana. O ensino de matemática no primeiro ano de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares. 2012. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).